Afirmação foi feita durante a cerimônia de reinauguração do Theatro Municipal do Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que todo brasileiro “é um pouco carioca”. A afirmação foi feita durante a cerimônia de reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense.

“Todo brasileiro, até de Pernambuco, gostaria de ter nascido no Rio e poder ouvir o barulho e sentir a brisa do mar de Copacabana”, brincou o presidente.

Em seu discurso, Lula teceu elogios ao governador do Rio, Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB. “O teatro passou por diversos desmazelos e precisou encontrar esse homem para que essa restauração fosse feita”, disse.

Avaliada em R$ 75 milhões, a restauração do Theatro Municipal durou aproximadamente dois anos e meio e contou com o trabalho de 950 profissionais, sendo 310 restauradores. Durante a obra foram utilizadas 219 mil folhas de ouro e mais de cinco quilos de cobre no revestimento de adornos.

“Uma casa de cultura como essa jamais deveria ter sido tratada com irresponsabilidade de anos de descaso. É aceitável que um governante não tenha dinheiro para construir algo novo. O que não é aceitável é um governante permitir a destruição do que já está feito”, criticou Lula.

Lula marca presença na reinauguração do Theatro Municipal
AgNews
Lula marca presença na reinauguração do Theatro Municipal

“A reforma do Theatro Municipal reflete o bom momento que está vivendo a sociedade brasileira. A cultura é um instrumento poderoso para a integração social e transformação”, completou o presidente, que foi à cerimônia acompanhado por Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados. Temer irá compor a chapa com Dilma Rousseff pela disputa à presidência da República.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a restauração da casa é algo de extrema importância e sem preço. “O Rio recupera sua joia arquitetônica mais rara e cara”, avaliou.

Em seu discurso, o governador Sérgio Cabral utilizou seu celular para ler um email enviado pela secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. Na mensagem, constavam diversos agradecimentos, entre eles para a presidente da Fundação do Theatro Municipal, Carla Camurati, e aos profissionais envolvidos na obra de restauração.

    Leia tudo sobre: Lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.