Depois do sucesso no Rio de Janeiro, musical "Vale Tudo" estreia na capital paulista

Após uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, contabilizando 126 apresentações e um público superior a 100 mil pessoas, o musical "Tim Maia - Vale Tudo" chega a São Paulo em 9 de março, no teatro Procópio Ferreira.

Baseado no livro de Nelson Motta, o espetáculo dirigido por João Fonseca acompanha a vida do cantor, morto em 1998, dos 12 aos 55 anos. Dividido em blocos temáticos, o musical é ilustrado por clássicos de sua carreira que remetem conceitualmente a cada passagem.

O ator Tiago Abravanel durante o musical
Fabrizia Granatieri
O ator Tiago Abravanel durante o musical "Tim Maia - Vale Tudo", no Rio de Janeiro
Além de recuperar a história do músico, a peça lançou ao estrelato o ator Tiago Abravanel, até então conhecido por ser neto do empresário e apresentador Silvio Santos.

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça (28), em São Paulo, Fonseca revelou que não queria saber de Tiago na audição. "Assim que descobri que ela era parente do Silvio Santos questionei sua participação. 'Vocês vão me arrumar uma confusão com um Tim Maia branco'", disse em tom de brincadeira.

"Mas no dia da audição eu vi como ele era parecido. Foi esse menino abrir a boca e não demorou 15 segundos para eu começar a chorar. E ele cantou 'Amo Você', uma música que até então eu não gostava. Foi o Tiago que me fez prestar atenção nela."

Apesar de ter trabalhado em outros musicais, como "Miss Saigon" e "Hairspray", o ator de 24 anos revelou nervosismo ao assumir o papel de uma figura tão querida e ter pouco tempo de ensaio. "O João disse que não queria uma imitação e sempre defendeu que eu criasse o meu Tim Maia. E foi isso que fizemos nas seis semanas de ensaio. Buscamos o processo de vida dele, como ele pensava", conta.

Siga o iG Cultura no Twitter

Entre as preocupações de Tiago, a principal envolve a mudança do personagem em cada período abordado no musical. "Como envelhecer 43 anos em três horas? O que eu tenho que mudar em cada momento? Voz, gestual... Essas mudanças foram o que mais detalhei."

Tiago também citou a cumplicidade com o público como fator determinante para o sucesso do espetáculo, e atribuiu isso a liberdade dada pelo diretor. "Deixei o Tiago livre para improvisar. E não podia ser diferente, pois o Tim tinha essa coisa espontânea, anárquica", lembrou João.

O resultado do esforço gerou momentos de comoção no público, emocionando tanto famosos como Fernanda Montenegro , Xuxa e Ivete Sangalo , quanto familiares do próprio cantor. "Você não é da sua família não, é da nossa", disse a mãe do cantor Ed Motta, irmã de Tim Maia, ao ator logo depois de assistir a peça.

"Muitas pessoas iam lá para assistir ao Tim Maia. Era uma coisa louca. Uma moça na plateia levantou durante o espetáculo e pediu desculpas ao 'seu Tim', pois precisava ir embora porque ficaria sem ônibus", revelou o ator, provocando risos nos presentes.

Leia também: Neto de Silvio Santos estreia musical como Tim Maia no Rio

Além dos elogios e de participações em eventos musicais, como no trio elétrico de Ivete Sangalo durante o carnaval de Salvador, a notoriedade rendeu a Tiago um convite para participar da próxima novela de Glória Perez, na Globo. Mas o que seu avô acha disso? "Não tive tempo de conservar com ele. Acho que ele está feliz e orgulhoso por eu poder caminhar com as minhas próprias pernas."

Fernanda Montenegro conversa com Tiago Abravanel após assistir ao musical
Fausto Candelaria/AgNews
Fernanda Montenegro conversa com Tiago Abravanel após assistir ao musical "Tim Maia - vale Tudo"
Depois da maratona no Rio, Tiago revela apreensão antes da estreia em sua cidade natal. "Além do nervosismo por se apresentar para os seus amigos e familiares, tem o fato de que está todo mundo esperando. É difícil lidar com uma coisa que todo mundo quer ver."

Mesmo assim, o ator revelou alegria pelo sucesso ter surgido via espetáculo teatral. "Sou muito grato por ser reconhecido pelo teatro, que não é muito valorizado no país. Isso mostra pra massa que podemos ter atores e trabalho de qualidade fora da televisão."

"Tim Maia - Vale Tudo" fica em cartaz de 9 de março até 24 de junho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.