Thomas Baccaro transforma o silêncio em fotografia

Exposição tem 24 imagens feitas em países como Brasil, Chile, Espanha, Itália e EUA

Thiago Ney, iG São Paulo |

Uma sensação de tranquilidade traduzida em imagens quase abstratas. Assim pode ser resumida a série "Silêncio", de Thomas Baccaro, que ganha exposição a partir deste sábado no espaço Estufa, na Vila Madalena, em São Paulo.

São 24 fotografias de 72 cm x 110 cm feitas em países como Brasil, Chile, Espanha, Itália e Estados Unidos. A selação é do curador Rubens Fernandes Junior.

A lente de Baccaro mira ou a amplitude de montanhas, mar e chaminés, ou um recorte minimalista de árvores e objetos diversos. "Queria algo abstrato, com fragmentos, paisagens", diz o fotógrafo de 36 anos. "Há uma certa paz interior. Como quando você está numa estrada deserta, no meio de montanhas, uma sensação de alívio, de bem-estar."

Técnico agrônomo de formação, Baccaro começou a fotografar com 17 anos, inspirado pelo padrasto, o celebrado fotógrafo Mario Cravo Neto (1947-2009). "Passávamos a noite fazendo fotos, revelando filmes. Ele foi meu mestre."

"Silêncio" é a sua 11º individual. O curioso é que a série não foi pensada - surgiu a partir de imagens que Baccaro fez entre 2008 e janeiro de 2012. "Quando viajo, costumo fotografar gente. Mas vi que essas imagens se encaixavam, conversavam entre si."

Entre seus próximo projetos, está uma série feita em ruas de Nova York com uma câmera Rolleiflex. "A intenção é dar uma aura vintage, com imagens atemporais."

Silêncio
Thomas Baccaro
A Estufa (r. Wisard, 53, Vila Madalena, São Paulo; tel. 11-3814-2300)
Abertura: 31 de março, das 17h às 22h
De 1º a 24 de abril (seg.a sex., das 9h às 18h30; sáb., das 10h às 13h30)
Entrada franca

    Leia tudo sobre: Thomas Baccarofotografiaexposição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG