Aristas de rua poderão se apresentar em estações durante o mês de novembro

selo

Músico toca trompete no metrô de Nova York
Getty Images
Músico toca trompete no metrô de Nova York
Os músicos de rua poderão se apresentar no metrô de São Paulo. Impedidos de tocar nas estações e vagões pela Companhia do Metropolitano, que afirma ser "favorável à música, mas contrário à mendicância", os artistas vão participar do 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô. Entre 8 e 12 de novembro, 20 atrações vão se revezar em dez estações das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô. Os shows acontecerão das 11h às 13h e das 17h às 19h. No último dia do festival, às 17h, um grande show reunirá todas as atrações na Estação Sé.

Por meio de nota, a companhia informa que as estações ainda não foram definidas. "Provavelmente serão as estações mais movimentadas", afirma Marcelo Beraldo, idealizador do evento. As atrações também não foram escolhidas. Porém, virão para a cidade buskers - expressão em inglês que se refere aos músicos de rua na Europa e nos Estados Unidos, onde a atividade é permitida - de nove países.

"Viajei para Nova York, em 2006, e vi que a atividade era comum. No ano passado visitei alguns países para entender melhor sobre o tema e gravar uns vídeos para vender a ideia do projeto", explica Beraldo.

Músicos brasileiros estão convidados a participar. O critério: solistas ou, no máximo, trios, com músicos amadores ou profissionais maiores de 18 anos. A exceção: bateristas e percussionistas não poderão participar. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo site: www.barong.com.br. Um vídeo deverá ser enviado aos organizadores do evento, que avaliarão material e candidatos. Os escolhidos serão divulgados no dia 21 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.