Saramago deixa romance inacabado sobre tráfico de armas

Insatisfação com o título foi um dos fatores que atrasou Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas!

EFE |

Divulgação
Capa de Às Cegas , de Claudio Magris: um dos últimos livros que despertou interesse em Saramago
Um livro ficou inacabado no computador do escritor José Saramago, um romance sobre o tráfico de armas cujo título é Alabardas, Alabardas! Espingardas, Espingardas! , um verso do grande poeta e dramaturgo português Gil Vicente.

Após Caim (2009), Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, começou a escrever o novo romance, que começou em bom ritmo mas acabaria ficando paralisado pela insatisfação do escritor com o título - ele costumava bolar os títulos antes de escrever os textos. Pensou, repensou e finalmente encontrou o verso vicentino que delinearia o corpo do texto inacabado.

Após tanto lhe custar o título, quando enfim decidido, Saramago retomou com ímpeto o romance, que, segundo comentou a seus amigos, estava dando mais trabalho que os anteriores. Na mesa baixa do salão, junto a sua poltrona de leitura e escritura, segundo informaram familiares à Agência Efe, ficaram os últimos livros pelos quais se interessou, como Às Cegas , do italiano Claudio Magris, que há poucos meses foi visitá-lo em sua casa de Lanzarote (Ilhas Canárias).

Também estavam as resenhas que George Steiner publicou em The New Yorker , entre 1967 e 1997, livro que recomendava vivamente aos amigos. Suas últimas leituras incluíam o livro A Máquina de Fazer Espanhóis , do escritor angolano Valter Hugo Mãe.

Dois livros muito especiais para Saramago estavam também entre as últimas leituras. Confissões do Impostor Félix Krull , o último romance escrito por Thomas Mann, que acaba de ser reeditado e que o autor português editou há muitos anos em Portugal, e as correspondências que o próprio Saramago manteve com o também escritor português José Rodrigues Miguéis entre 1959 e 1971.

    Leia tudo sobre: José Saramago

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG