Saem hoje vencedores do prêmio Femsa

17ª edição do prêmio de teatro infantil e jovem tem 38 espetáculos finalistas

iG São Paulo |

Será realizada hoje, às 20h, a 17ª edição do Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem. Os 38 espetáculos finalistas concorrem em dezessete categorias: melhor autor de texto original, autor de texto adaptado, direção, cenografia, figurino, iluminação, música original, trilha sonora, ator e atriz principal, ator e atriz coadjuvante, revelação, produção, categoria especial, espetáculo infantil e espetáculo jovem. Única premiação da América Latina voltada exclusivamente para o teatro infanto-juvenil, o evento prestigia os melhores espetáculos de 2009.

Para Andrea Souza Lima, chefe de responsabilidade social da Femsa, o teatro infantil e jovem tem ocupado um espaço mais relevantes nos palcos. "O objetivo do prêmio é incentivar as novas produções. O teatro infantil sempre existiu, mas agora estão surgindo novos textos e temas", diz Andrea. "Hoje, as crianças cobram mais informação. Ainda em menor número, as produções para o público adolescente também estão preenchendo um lugar que antes não existia", completa.

As montagens de B uuu!! A Casa do Bichão , do grupo As Meninas do Conto, A Odisseia de Arlequino , da Companhia da Revista, e Filhotes da Amazônia , Cia Pia Fraus, concorrem na categoria de melhor espetáculo infantil. Já as produções O Colecionador de Crepúsculos , de Vladimir Capella, O Mistério do Fundo do Pote , do grupo Teatro Ventoforte, e A Tragédia de Romeu e Julieta , de Marcelo Lazzaratto, disputam o prêmio de texto jovem. As peças ganhadoras dessas duas categorias levarão um prêmio no valor de R$ 10 mil cada. Para as demais premiações, o valor é de R$ 5 mil.

Andrea destaca que muitos grupos acabam investindo o valor ganho em novas produções. "O recebimento do troféu e do dinheiro funcionam como um incentivo para que eles continuem acreditando no trabalho. Nossa ideia é que isso sirva para que novos espetáculos sejam produzidos", diz.

O júri do evento é composto por Dib Carneiro Neto, Bia Rosenberg, Marcelo Ventura e Gabriela Romeu. Uma das novidades na edição deste ano é a participação de Ângelo Brandini, que atuará como roteirista e diretor.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG