Roberto Minczuk não é mais diretor artístico da OSB

Maestro pediu desligamento da função, mas continua como titular da Orquestra Sinfônica Brasileira

iG Rio de Janeiro |

Christian Steiner / Divulgação
Roberto Minczuk não é mais direitor artístico da OSB
O maestro Roberto Minczuk pediu seu desligamento da direção artística da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), informou por comunicado a assessoria de imprensa da entidade. Minczuk continuará como maestro titular e terá como foco de trabalho garantir "a qualidade do corpo orquestral da Fundação". Ele não terá qualquer interferência no trabalho da direção artística.

A função passará a ser exercida pelo ex-diretor do Theatro Municipal, Fernando Bicudo, e pelo produtor e compositor Pablo Castellar de forma compartilhada. "Ambos já estavam em negociação com a Fundação para montar um modelo de curadoria musical e foram convidados pelo presidente da Fundação OSB, Eleazar de Carvalho Filho, para assumir a função", informa o texto.

Bicudo e Castellar serão os responsáveis pela elaboração das temporadas da orquestra e pela relação entre os músicos e o Conselho Curador da FOSB. A direção artística, segundo o documento, responderá diretamente à presidência da fundação.

Gestão de Minczuk enfrentou revolta

Em março, o maestro demitiu 33 músicos que que se recusaram a participar de avaliações de desempenho, ampliando uma crise que começou em janeiro após o anúncio da avaliação. Os músicos alegavam que já haviam passado por teste semelhante no momento em que foram aprovados para o corpo orquestral.

O episódio ganhou repercussão internacional e levou artistas como a bailarina Ana Botafogo e o pianista Nelson Freire a recusarem os convites para participarem da temporada 2011 da OSB .

Em abril, os músicos demitidos apresentaram uma contraproposta para serem reintegrados à orquestra. No documento eles pediram o "afastamento imediato" do maestro Roberto Minczuk das funções de diretor artístico e regente titular.

    Leia tudo sobre: OSBRoberto Minczuk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG