Rio tem fim de semana com cultura de graça

Leblon recebe festival de jazz com Hermeto Pasoal e Orquestra Voadora, enquanto Santa Teresa tem sua terceira festa literária

iG Rio de Janeiro |

Divulgação
Ilustração do palco que será montado na Rua Dias Ferreira, no Leblon
O Rio de Janeiro traz neste fim de semana duas grandes atrações culturais , e gratuitas, para a cidade. Enquanto o Leblon reverencia a música e empresta o asfalto da Rua Dias Ferreira no sábado, e a Casa da Praia no domingo, para um festival de jazz, a terceira Festa Literária de Santa Teresa (Flist) acolhe os amantes de livros com programação para crianças e adultos: de oficinas de contos a lançamento seguidos de bate-papo com autores. No Leblon Jazz Festival, em sua 5ª edição, Hermeto Pascoal e Orquestra Voadora são alguns dos nomes que estarão no palco.

Uma das novidades da edição de 2011 do Jazz Festival, que segundo a estimativa dos organizadores deve receber cerca de 20 mil pessoas em dois dias, é a Casa da Praia, confeccionada em eucalipto com placas de captação solar. O espaço funcionará a partir de 10h e oferecerá serviços gratuitos, como yoga e orientação de nutricionistas e fisioterapeutas. A partir de 15h, a casa também se transforma em palco do festival, que gera, de acordo com a organização, 250 empregos diretos e 1.100 indiretos, com um investimento total de R$ 2.500.000.

O maior nome do festival é Hermeto Pascoal, um ícone da música instrumental e experimental do Brasil. Com 61 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, o músico que tocou no I Festival Internacional de Jazz, em 1978, se apresenta no sábado, às 20h30.

Em Santa Teresa, a banda que toca é outra. Mais de 30 atrações tomarão as ruas do bairro na Flist, realizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), que chega a sua terceira edição. Neste sábado e domingo, haverá, no Parque das Ruínas, oficinas de contos e ilustração, história em quadrinho e rimas, leitura de histórias, lançamentos de livros com bate papo com os autores, além de debates comandados por escritores, ilustradores, contadores de história, editoras e produtores culturais.

Divulgação
A Orquestra Voadora se apresenta no festival do Leblon e também encerra a Flist, em Santa Teresa
O homenageado pela Flist neste ano é o escritor infanto-juvenil Bartolomeu Campos de Queirós, mineiro que estará no evento. Outras presenças confirmadas são da atriz Letícia Sabatella e do deputado, e escritor, Chico Alencar. Os dois farão uma palestra com leitura de livros de Queiroz. A Orquestra Voadora se apresentará no encerramento do evento. Em 2010, 15 mil pessoas participaram da Flist.

    Leia tudo sobre: JazzLiteraturaLeblonSanta Teresa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG