Leblon recebe festival de jazz com Hermeto Pasoal e Orquestra Voadora, enquanto Santa Teresa tem sua terceira festa literária

Ilustração do palco que será montado na Rua Dias Ferreira, no Leblon
Divulgação
Ilustração do palco que será montado na Rua Dias Ferreira, no Leblon
O Rio de Janeiro traz neste fim de semana duas grandes atrações culturais , e gratuitas, para a cidade. Enquanto o Leblon reverencia a música e empresta o asfalto da Rua Dias Ferreira no sábado, e a Casa da Praia no domingo, para um festival de jazz, a terceira Festa Literária de Santa Teresa (Flist) acolhe os amantes de livros com programação para crianças e adultos: de oficinas de contos a lançamento seguidos de bate-papo com autores. No Leblon Jazz Festival, em sua 5ª edição, Hermeto Pascoal e Orquestra Voadora são alguns dos nomes que estarão no palco.

Uma das novidades da edição de 2011 do Jazz Festival, que segundo a estimativa dos organizadores deve receber cerca de 20 mil pessoas em dois dias, é a Casa da Praia, confeccionada em eucalipto com placas de captação solar. O espaço funcionará a partir de 10h e oferecerá serviços gratuitos, como yoga e orientação de nutricionistas e fisioterapeutas. A partir de 15h, a casa também se transforma em palco do festival, que gera, de acordo com a organização, 250 empregos diretos e 1.100 indiretos, com um investimento total de R$ 2.500.000.

O maior nome do festival é Hermeto Pascoal, um ícone da música instrumental e experimental do Brasil. Com 61 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, o músico que tocou no I Festival Internacional de Jazz, em 1978, se apresenta no sábado, às 20h30.

Em Santa Teresa, a banda que toca é outra. Mais de 30 atrações tomarão as ruas do bairro na Flist, realizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), que chega a sua terceira edição. Neste sábado e domingo, haverá, no Parque das Ruínas, oficinas de contos e ilustração, história em quadrinho e rimas, leitura de histórias, lançamentos de livros com bate papo com os autores, além de debates comandados por escritores, ilustradores, contadores de história, editoras e produtores culturais.

A Orquestra Voadora se apresenta no festival do Leblon e também encerra a Flist, em Santa Teresa
Divulgação
A Orquestra Voadora se apresenta no festival do Leblon e também encerra a Flist, em Santa Teresa
O homenageado pela Flist neste ano é o escritor infanto-juvenil Bartolomeu Campos de Queirós, mineiro que estará no evento. Outras presenças confirmadas são da atriz Letícia Sabatella e do deputado, e escritor, Chico Alencar. Os dois farão uma palestra com leitura de livros de Queiroz. A Orquestra Voadora se apresentará no encerramento do evento. Em 2010, 15 mil pessoas participaram da Flist.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.