Retrato de Mick Jagger é recuperado

Peça pintada por Andy Warhol havia sido roubada de colecionador em 2005

AFP |

Reprodução
Alguns dos retratos de Mick Jagger pintados pelo artista plástico Andy Warhol em 1975
Um retrato de Mick Jagger pintado pelo artista Andy Warhol que tinha sido roubado em 2005 foi recuperado e devolvido a seu dono argentino, informou a embaixada americana em Buenos Aires nesta sexta-feira.

Foi concluído "o processo de repatriação de um quadro original de Andy Warhol a um colecionador argentino em um esforço conjunto do governo dos Estados Unidos e a Interpol argentina", disse a embaixada.

Andy Warhol, artista que se destacou nos anos 1960 e 1970 como ícone da "pop art", finalizou o retrato do vocalista dos Rolling Stones em 1975. O quadro foi roubado de uma coleção privada em uma residência de Buenos Aires em junho de 2005. Em setembro de 2007, um cidadão americano adquiriu a peça por um preço reduzido em uma loja de antiguidades em Buenos Aires e contrabandeou a obra para os Estados Unidos, segundo a nota.

A Interpol argentina recorreu em 2008 à ajuda da Homeland Security Investigations (HSI), uma divisão do departamento da Homeland Security dos Estados Unidos, para localizar o quadro e repatriá-lo. Nesse mesmo mês, agentes da HSI rastrearam a peça até uma residência em Phoenix, Arizona, onde foi apreendida e devolvida a seu legítimo dono nesta semana.

    Leia tudo sobre: Mick Jagger

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG