"Realidade Maravilhosa" exibe ações inusitadas em ruas de SP

Churrasco no Minhocão, rede na Paulista e pausa para ver o sol se por na 23 de Maio estão entre as fotos da exposição

Bruno Rico, iG São Paulo |

Sexta-feira, 12 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República, 18h, 152 quilômetros de lentidão na cidade de São Paulo: um corsa preto para na Avenida 23 de Maio, o motorista sai do veículo, sobe no teto, se deita e mira a paisagem. Imediatamente, torna-se alvo de palavrões e ironias. Mantém a calma, retruca com tchauzinhos, acende um cigarro e saboreia seu momento “antinarciso”.

“Foi a experiência mais radical da minha vida”, relata o produtor de vídeo Gregório Gananian. A intervenção, não sabiam os motoristas, era parte dos trabalhos de quatro fotografas que montaram a mostra “Realidade Maravilhosa”.

A produção foi desenvolvida para um curso de fotografia e reuniu amigos e interessados. O objetivo inicial era dar “novos usos para os lugares” e “registrar coisas absurdas”, como explica a fotografa Luiza Sigulem. Apesar de recorrente, a proposta ganhou precisão. O acervo registra interrupções bruscas em funções cotidianas de marcos da cidade e as recompõe com uma atividade proibida de segunda a sexta em São Paulo: lazer.

Uma das fotos registra um homem pescando nas margens do Rio Tietê. Outra, um churrasco no Elevado Costa e Silva, o “Minhocão”. Em outra intervenção, o fotografado banha-se no chafariz de um shopping na zona leste da capital. No cartaz da mostra, o homem deitado sobre uma rede em frente ao MASP, na Avenida Paulista, contrasta com o tempo apressado dos transeuntes.

Sigulem explica que “as intervenções foram experiências reais” e que parte do objetivo era aproveitar a reação das pessoas. O programa de edição Photoshop foi usado apenas para tratar luz e cores. Parte das performances também foi registrada e editada em vídeo por Gananian.

Mostra “Realidade Maravilhosa”
De 10 a 18 de dezembro
Espaço Cultural Serralheria
Rua Guaicurus, 857 - Lapa de Baixo - São Paulo

    Leia tudo sobre: Fotografia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG