Estabelecimento, que tem drinks inspirados na obra de J.R.R. Tolkien, recebeu uma notificação dos detentores dos direitos do autor

selo

Um grupo de clientes do pub "The Hobbit", localizado na cidade inglesa de Southampton, iniciou uma campanha para que o local não seja impedido de fazer referências a obras do escritor J.R.R. Tolkien.

Siga o iG Cultura no Twitter

Apesar de operar há 20 anos de forma temática, com drinks batizados como personagens de "O Senhor dos Anéis", por exemplo, o estabelecimento recebeu uma notificação da empresa detentora dos direitos autorais das obras de Tolkien, dizendo que o pub deve acabar com as referências.

A empresa Saul Zaentz Company (SZC), com sede na Califórnia, deu o prazo até maio para que o bar siga as exigências. "Não é um roubo, eles não estão se apropriando indevidamente. É um tributo. Acho que seria muito errado transmitir a mensagem de que as pessoas aqui não podem ser inspiradas por uma pessoa tão importante para a literatura inglesa", diz a estudante Heather Cartwright, que lançou uma campanha no Facebook para ajudar o estabelecimento.

Até a manhã de quarta-feira (14), a página havia sido "curtida" por mais de 20 mil pessoas. A dona do pub diz que não tem dinheiro para se envolver em uma batalha judicial contra uma grande empresa de Hollywood.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.