Oitava edição da Bienal do Mercosul acontece em setembro

Exposições de Salvador Dalí e Louise Borgeouis também vêm ao Brasil em 2011

Agência Estado |

Porto Alegre vai abrigar, a partir de setembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul, que terá como título "Ensaios de Geopoética". O evento, com curadoria geral do colombiano José Roca, vai se espalhar por diversos espaços da capital gaúcha - os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul - e, ainda, como prevê por enquanto o projeto, possivelmente outras cidades do Estado. A Bienal também vai homenagear o artista chileno Eugenio Dittborn.

Já na capital paulista, a Fundação Bienal de São Paulo realizará em seu prédio, entre setembro e dezembro, uma grande mostra com 250 obras da coleção do museu Astrup Fearnley, de Oslo. O evento vai marcar as comemorações dos 60 anos da instituição brasileira. Mas até que essas grandes exposições sejam inauguradas ou mesmo durante seus períodos, pelo menos em São Paulo já é possível citar alguns destaques do que o público poderá ver em 2011.

O maior deles, pelo que se vê, será a mostra do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson, um dos mais consagrados do cenário contemporâneo mundial. Ele será a grande atração do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc/Videobrasil, marcado para ser aberto a partir de setembro. A exposição de instalações de Eliasson, com curadoria de Jochen Volz, vai ocorrer no Sesc Pompeia e no Sesc Belenzinho - e, possivelmente, na Pinacoteca do Estado.

A Pinacoteca vai receber em fevereiro a grande retrospectiva do russo Aleksandr Rodchenko (1891-1956), apresentada primeiramente no Instituto Moreira Salles, do Rio, e ainda prevê para o próximo ano apresentar, em sua sede, na Praça da Luz, antologia da artista portuguesa Paula Rêgo (março/maio); e exposição do venezuelano Cruz-Diez (novembro). E no prédio da Estação Pinacoteca, no Largo General Osorio, mostras do espanhol Antoni Muntadas (fevereiro a maio) e de artistas contemporâneos peruanos (maio a julho).

Já o Instituto Tomie Ohtake tem confirmadas para 2011 a mostra "Miragens", de arte do mundo islâmico, atualmente em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio (fevereiro); do surrealista espanhol Salvador Dalí (entre abril e junho); de Louise Bourgeois (junho a agosto) e de Joseph Beuys (entre setembro e outubro). Estão ainda sendo negociadas exposições sobre Charles Chaplin e de Isamu Noguchi.

    Leia tudo sobre: ExposiçõesArtes Plásticas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG