Nova versão da "Mona Lisa" de Da Vinci é encontrada na Espanha

A pintura foi descoberta no Museu do Prado, em Madri, e deve ser exposta no Louvre a partir de março

iG São Paulo |

Museu do Prado
Detalhe da nova versão da "Mona Lisa", encontrada no Museu do Prado
Uma cópia da "Mona Lisa", a mais célebre pintura do artista Leonardo da Vinci, foi encontrada no Museu do Prado, em Madri.

Inicialmente pensou-se que a obra seria apenas mais uma das dezenas de cópias do trabalho original, feitas durante os séculos 16 e 17, mas segundo reportagem da revista The Art Newspaper, a pintura teria sido feita por um dos discípulos de Leonardo, sob sua supervisão.

Siga o iG Cultura no Twitter

Descoberta sob uma camada de tinta preta, a tela passa há alguns meses por um trabalho de restauro. Os últimos traços da cobertura estão sendo retirados, e a nova versão da "Mona Lisa" deve ser exposta em março, no Museu do Louvre, que abriga também o quadro original.

Diferente de "La Gioconda", escurecida e coberta por camadas de verniz velho e rachado, esta versão da pintura do mestre renascentista apresenta a modelo - conhecida como Lisa Gherardini, esposa do comerciante Francesco del Giocondo - mais iluminada e jovem, com aproximadamente 20 anos de idade.

Leia também: Louvre aborda de Leonardo da Vinci ao islã em programação de 2012

Os detalhes desta nova descoberta foram revelados durante um simpósio de especialistas em Leonardo da Vinci realizado na National Gallery, em Londres.

    Leia tudo sobre: leonardo da vincimona lisalouvremuseu do prado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG