Niemeyer ressalta importância do projeto espanhol de Avilés

Veterano arquiteto brasileiro, de 102 anos, escreveu carta com elogios a centro cultural na Espanha

EFE |

AE
Oscar Niemeyer, em janeiro de 2010
O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer escreveu uma carta de agradecimento aos responsáveis pelo centro cultural que constrói com seu nome em Avilés, na Espanha, o qual considera o mais importante dentre seus projetos recentes, e acrescenta que é um dos que lhe dá "mais alegria".

Na carta, à qual hoje teve acesso à Agência Efe, o arquiteto de 102 anos assinala que tem "o tempo todo notícias" de como se desenvolve a obra do Centro Cultural Oscar Niemeyer graças ao seu "amigo e colaborador permanente" Jair Valera, arquiteto chefe da obra em Avilés.

"Compartilho com ele os resultados já alcançados neste trabalho, que considero o mais importante entre os meus projetos recentes, e, seguramente, um dos que me deu mais alegria entre os por mim criados para o exterior", escreve Niemeyer. O veterano arquiteto continua: "Só posso agradecer a todos os senhores, meus irmãos espanhóis, pelo carinho e atenção incomum que dedicaram à construção do Centro Cultural de Avilés, mantendo-nos bem informados sobre cada detalhe da realização".

Oscar Niemeyer acrescenta que "é muito raro que isso aconteça" e que a isso se soma "o calor humano" dos responsáveis pelo Centro Cultural avilesino. Um calor humano que no seu modo de ver é "indispensável ao profissionalismo" e "digno de consideração". O "extremo cuidado" dos destinatários da carta "contribuirá" ao êxito da obra, conforme o remetente, Oscar Niemeyer, que despede-se com "um forte abraço".

Prestes a completar 103 anos em dezembro, o arquiteto é autor de obras nos cinco continentes e no Brasil é o responsável pelas formas de Brasília. O Centro Cultural Oscar Niemeyer de Avilés tem prevista sua inauguração em 2011. Em agosto próximo, haverá um dia de visitação ao seu interior, pois a obra está praticamente concluída.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG