Wayne Shorter e Sharon Jones vão tocar em São Paulo

Artistas são algumas das atrações de festival de jazz entre 10 e 12 de junho

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Getty Images
Wayne Shorter no ano passado, em festival de Nova Orleans
Um novo festival de jazz vai acontecer em território brasileiro. Entre os dias 10 e 12 de junho, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o BMW Jazz Festival vai reunir atrações como os saxofonistas Wayne Shorter e Joshua Redman e a cantora Sharon Jones, acompanhada de seu grupo The Dap-Kings.

O evento foi confirmado nesta quarta-feira em coletiva de imprensa pela produtora Monique Gardenberg, também responsável por trazer ao país no passado grandes nomes do gênero no Tim Festival e Free Jazz Festival. Ainda não há informações sobre preço e início da venda de ingressos.

Segundo Gardenberg, o festival acontece só em São Paulo, mas Redman e Sharon Jones também vão passar pelo Rio de Janeiro, em data e local a ser definidos. "Mas não entramos em contato com nenhuma casa", explicou. "Ainda temos a esperança de fazer uma mini-edição do festival na cidade".

Aos 77 anos, o saxofonista americano Wayne Shorter é uma das maiores lendas vivas do jazz. Despontou na éra do ouro da década de 1950 para tocar ao lado de Miles Davis e Art Blakey, antes de se tornar um respeitado compositor e artista solo. No auge da fama, gravou com Milton Nascimento o álbum "Native Dancer" (1974).

Joshua Redman também é expoente do saxofone, um dos mais prestigiados e premiados músicos do jazz contemporâneo. Ele e Shorter vão tocar na mesma noite que outro saxofonista, Billy Harper. "É o que eu chamo de saxorama", brinca Zuza Homem de Mello, um dos curadores do festival. "Cada um representa uma geração do jazz. Shorter surgiu nos anos 1960, mas até hoje é um artista ousado, relevante. Harper é de uma geração intermediária, que nunca teve a atenção merecida. E Redman é um dos famosos 'young lions' dos anos 1980".

Já Sharon Jones, apesar dos 54 anos, só despontou recentemente ao sucesso, amparada pelo revival da soul music proporcionado por Amy Winehouse e toda uma leva de cantoras. Acompanhada pelos Dap-Kings, Jones apareceu em várias listas de melhores de 2010 pelo disco "I Learned the Hard Way". Além de tocar no Auditório Ibirapuera, Sharon Jones & The Dap-Kings também vai fazer uma apresentação ao ar livre no parque.

Outras atrações do festival são o baixista Marcus Miller, que vai recriar músicas do disco "Tutu", que gravou com Miles Davis em 1986, o pianista norueguês Tord Gustavsen, o baixista francês Renaud Garcia-Fons ("um músico que reinventou o contrabaixo", elogia Zuza), o grupo de música gospel Madison Bumblebees of Winnsboro e a banda brasileira Orkestra Rumpilezz. Finalmente, haverá ainda o grupo italiano Funk Off Brass Band, que faz releituras do som de Nova Orleans e vai tocar ao ar livre no Parque Ibirapuera.

    Leia tudo sobre: bmw jazz festivalwayne shortersharon jones

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG