Warpaint, elogiada nova banda roqueira, tem CD lançado no Brasil

Em entrevista, baixista da banda classifica a música do grupo como ¿ondulante¿

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Divulgação
A banda americana Warpaint
O Warpaint, grupo formado por quatro garotas em Los Angeles, será um dos destaques deste ano que acaba de começar. Pelo menos essa é a opinião da rede britânica BBC, que colocou a banda na 'Sounds of 2011', a concorrida lista dos artistas mais promissores do ano. Este quarteto - Emily Kokal (vocais e guitarra), Theresa Wayman (vocais e guitarra), Jenny Lee Lindberg (baixo) e Stella Mozgawa (bateria) - lançou seu primeiro disco, "The Fool", em outubro de 2010. O álbum chega ao Brasil ainda este mês, em lançamento do selo Lab 344.

Na época de seu lançamento, o disco já havia recebido elogios de publicações como New Musical Express, Mojo, Spin e Guardian. Na maioria das resenhas, a palavra "psicodélico" era usada para definir o som da banda. "Eu acho complicado definir nosso som com uma palavra, mas 'psicodélico' está bem para mim", ri a baixista Jenny Lee Lindberg, em entrevista por telefone. "Mas acho mais adequado dizer que nossa música tem uma característica 'ondulante', digamos assim".

Ondulante realmente é uma boa definição para "The Fool", já que muitas músicas funcionam como uma correnteza que arrasta o ouvinte. A primeira canção do disco, "Set Your Arms Down", é um bom exemplo: começa lenta e sussurrada e depois vai ganhando peso de forma quase imperceptível, graças principalmente ao baixo de Jenny. O primeiro single do álbum, "Undertow", tem um forte apelo pop escondido em sua estrutura fluida, enquanto a faixa "Warpaint" tem um tom mais sombrio (mais ainda assim sutil), que lembra bandas do pós punk britânico do início dos anos 1980.

Apesar de "The Fool" ser o primeiro álbum do Warpaint, a banda já havia lançado um EP com seis músicas, intitulado "Exquisite Corpse". Nenhuma das faixas voltou em "The Fool", nem mesmo os sucessos "Elephant" e "Billie Holiday", que atraíram a atenção para o quarteto em 2009. "A banda já existe há um bom tempo e temos bastante material escrito ao longo dos anos", explica Jenny, lembrando que o grupo foi formado em 2004. "Por isso preferimos gravar só músicas inéditas".

Outra faixa que não entrou no disco é a cover da banda para "Ashes to Ashes", clássico de 1980 de David Bowie. A faixa foi feita para um disco tributo ao cantor, lançado em outubro do ano passado. "Bowie é uma grande influência para nós. Mas quem ele não influenciou, não é?", brinca Jenny.

Mesmo com o lançamento de "The Fool" no Brasil, a banda ainda não tem planos de vir ao país tão cedo. "Estamos com a agenda de shows cheia até a metade do ano", conta a baixista. Uma turnê pela América do Sul, portanto, só poderia acontecer no segundo semestre. "Se nos chamarem, nós vamos".

Veja abaixo o clipe de "Undertow", primeiro single do álbum de estreia do Warpaint:

    Leia tudo sobre: Warpaint

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG