Depois do lançamento no ano passado do álbum Total , seu sexto trabalho, Wanessa Camargo saiu em turnê pelo Brasil para apresentar o novo repertório. A vontade de montar um espetáculo especial, no entanto, ficou latente. O tempo serviu para a cantora amadurecer o projeto, ter idéias e estrear como diretora no show que inicia nesta quinta-feira (17), em São Paulo, temporada que vai passar pelas principais capitais do país.
Mergulhada nos preparativos para a estréia, Wanessa conversou com o iG Música um pouco antes dos ensaios gerais da apresentação, quando testaria pela primeira vez a mistura de dançarinos, banda, figurino, luzes, telões e música, tudo idealizado por ela nos últimos meses. Profissional, com a segurança de que já tem quase uma década de estrada, Wanessa diminuiu a importância de ser a capitã por trás dos detalhes e compartilhou os méritos com o resto da equipe.
É engraçado para mim ser diretora desse show, disse. Ele foi montado com a parceria de pessoas muito importantes e talentosas, fui só a maestra de tudo isso. É uma responsabilidade muito grande, mas assim a gente ganha controle total sobre o espetáculo, sentenciou, usando um trocadilho involuntário com o nome do disco.
O planejamento de Total começou aos poucos e teve inspiração em shows antigos e outros recentes, como as últimas turnês de Shakira e Justin Timberlake. Wanessa, no entanto, afasta as comparações, explicando que se baseou não em números específicos, mas nas idéias, no clima positivo. Mesmo assim, a ambição é proporcional à de gigantes do mundo pop: o espetáculo vai contar com cinco painéis de leds, sendo que o maior deles, com as mesmas dimensões do utilizado pelos Rolling Stones na turnê A Bigger Bang, nunca foi usado por um artista nacional.
É um show mais rico do que os anteriores. O cenário não muda, mas os painéis de alta definição fazem com que, em um instante, a gente viaje para o fundo do mar, no outro para o céu, para as ruas de Cuba e apareça no fundo até uma parede grafite, tão real que parece que está mesmo ali.
O pacote audiovisual vai complementar o repertório que a cantora consolidou ao longo dos anos. Ao lado de hits como Eu quero ser o seu amor e Culpada, vão estar sete faixas de Total e um cover inédito ¿ a música Open your eyes, sucesso da banda britânica Snow Patrol. A justificativa para a escolha é a preocupação com a natureza. Quero despertar a consciência das pessoas para o meio ambiente, abrir os olhos e mostrar que é possível mudar nossas atitudes.
Outro ponto definido como prioridade pela diretora era reproduzir no palco tudo o que pode ser ouvido nos álbuns. Chamei um percussionista, James, do Funk Como Le Gusta, um quarteto de cordas para acrescentar nas canções românticas, um DJ, para o lado o mais dance, tudo para enfatizar a qualidade musical ao vivo. Isso é incomparável com meus outros shows.
A convicção de Wanessa no quanto o espetáculo evoluiu é tão grande quanto a ansiedade para a estréia. Até lá, serão horas e horas de ensaio, da manhã à madrugada. Trabalho pesado, mas que, segundo ela, vale a pena para garantir um show em ponto de bala para os fãs. È muito gratificante. Acredito demais neste show, pelo comprometimento, pelos profissionais envolvidos, foi tudo muito bem pensado. É, sem dúvida, meu melhor show até hoje.
Serviço
Wanessa Camargo ¿ show Total
Citibank Hall, São Paulo
17 de abril, às 21h30
Ingressos de R$ 40 (mesa 3) a R$ 80 (camarote e mesa Vip)
Wanessa fala sobre álbum Total em coletiva de imprensa
Assista ao clipe de "Não tô pronta pra perdoar"
Compre músicas de Wanessa Camargo.
Leia mais sobre Wanessa Camargo.