Viradão Carioca vai de hoje a domingo no RJ

Evento será distribuído por outros bairros da capital fluminense

Redação iG Música |

Agora é a vez dos cariocas. Depois de cinco edições bem-sucedidas em São Paulo, a experiência de levar cultura à população através de uma maratona de atrações ¿ cerca de 300 ¿ chega ao Rio de Janeiro, mas expadida: ao invés de 24 horas, o Viradão Carioca, que começa oficialmente às 21h desta sexta-feira (05), com um show de Carlos Lyra, segue até a noite do próximo domingo.

Outra diferença é, que ao invés de ficar concentrado no centro da cidade, o evento será distribuído também por outros bairros da capital fluminense ¿ além da Praça XV, os outros dois grandes palcos estão montados em Bangu e em Madureira, na Cidade do Samba, que recebe pela primeira vez apresentações não-ligadas ao gênero.

Palcos móveis vão circular pelo Piscinão de ramos, São Cristóvão, Arpoador, Penha, Leme e outros chegarão a locais mais distantes, como Realengo, Bangu, Jacarepaguá e Ilha do Governador, entre outros bairros. "Trata-se de uma cidade ainda muito fragmentada e nossa política cultural tem um papel de integrar as diversas regiões, etnias e potencialidades criativas, quebrando a homogeneidade e fortalecendo a diversidade", declarou a secretária de Cultura, Jandira Feghali, na terça-feira, na apresentação do projeto.

Embora a programação abranja também teatro, teatro infantil, literatura, maratonas de cinema e festas do underground carioca, a música é que protagoniza o Viradão: Dudu Nobre, Beth Carvalho, Lulu Santos, Tom Zé, Alceu Valença, O Rappa, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Kelly Key, Marcelo Camelo e Zélia Duncan são apenas alguns dos nomes escalados. Homenagens a Wilson Simonal, comandada por Elza Soares, e Tim Maia, nas mãos de Toni Garrido e Sandra de Sá, devem provocar um misto de euforia e emoção.

Outra novidade são os blocos carnavalescos: Cordão do Boitatá, Suvaco do Cristo e Gigantes da Lira, famosos representantes da folia carioca, voltam excepcionalmente às ruas para criar um carnaval fora de época, tradição forte no Nordeste que pode virar tradição também no Sudeste. "Tivemos o cuidado de fazer com que esse evento fosse absolutamente diverso. Para isso, vamos passar por todas as linguagens artístico-culturais, por todas as regiões do Rio de Janeiro", disse Feghali. "Também pretendemos dar visibilidade a artistas que têm muita qualidade, mas que ainda não se tornaram conhecidos."

Realizado pela prefeitura do Rio, o orçamento da Virada é de R$ 1,8 milhão, sem contar o aporte dos patrocinadores, não divulgado. A secretária de Cultura garantiu que a administração trabalhou intensivamente para que a população "viva esse evento com a tranquilidade necessária". De acordo com assessoria da Virada, a segurança dos palcos está prevista no sistema de policiamento ostensivo da cidade.

Veja abaixo a programação dos três palcos principais do Viradão Carioca:

Palco Praça XV

Sexta-feira

21:00 ¿ Abertura com Carlos Lyra
23:00 ¿ Dudu Nobre
00:00 ¿ Beth Carvalho
01:30 ¿ Gustavo Lins

Sábado

10:00 ¿ Grupo Off-Sina (circo)
11:00 ¿ Teatro em Cordel
14:00 ¿ Naldo
15:00 ¿ Perla
16:00 ¿ MCs Marcinho, Cidinho e Cacau
22:00 ¿ Marcelo Camelo
23:30 ¿ Mart'nália
01:00 ¿ Edu Krieger + Rodrigo Maranhão
03:00 ¿ Bangalafumenga

Domingo

09:00 às 14:00 - Alvorada carnavalesca com Cordão do Boitatá
15:00 ¿ DJ Dodô Azevedo
17:00 ¿ Espetáculo de dança - Cia Nós da Dança - "Bossa Nova"
19:00 ¿ Pedro Luis e a Parede
21:00 ¿ Lulu Santos

Palco Bangu

Sábado

10:00 ¿ Conjunto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica
16:00 ¿ Kelly K
19:00 ¿ Marcos Sacramento
21:00 ¿ Zélia Duncan
23:00 ¿ Paulo Moska
01:00 ¿ Blitz apresenta Agnela

Domingo

10:00 ¿ Espetáculo de dança
16:00 ¿ Dudu Lima
17:00 ¿ Milton Nascimento
19:00 ¿ Martinho da Vila
21:00 ¿ O Rappa

Palco Madureira (Cidade do Samba)

Sábado

14:00 ¿ Velha Guarda da Portela recebe Teresa Cristina
18:00 ¿ Leandro Sapucahy

Domingo

18:00 ¿ Alceu Valença

    Leia tudo sobre: viradão carioca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG