Virada Paulista terá Superchunk, Pink Martini e Agnès Jaoui

Evento acontece nos dias 14 e 15 de maio em 22 cidades do interior de São Paulo

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Divulgação
A banda norte-americana Superchunk
Foi divulgada nesta terça-feira a lista de atrações da 5ª edição da Virada Cultural Paulista, que acontece nos dias 14 e 15 de maio em 22 cidades do interior de São Paulo. Há três atrações internacionais confirmadas: a veterana banda indie Superchunk, que toca em Mogi das Cruzes e Sorocaba; o Pink Martini, que se apresenta em Piracicaba e São José do Rio Preto; e a cineasta, atriz e cantora francesa Agnès Jaoui, que sobe ao palco em Ribeirão Preto e Jundiaí.

Formado no final dos anos 1980, o Superchunk é um dos principais nomes da história do rock independente americano. No final do ano passado, depois de um hiato de quase uma década, o grupo lançou seu nono álbum, "Majesty Shredding". O disco acaba de ganhar edição brasileira pelo selo Lab 344. Já o Pink Martini é uma orquestra de doze músicos, famosa pela sua mistura erudita, jazz e pop dos anos 1950 e 1960.

A terceira atração internacional, Agnès Jaoui, é mais famosa como cineasta. "Ela foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro por seu primeiro trabalho como diretora, 'O Gosto dos Outros'", conta André Sturm, coordenador da unidade de fomento e difusão da Secretaria de Cultura de São Paulo. "Ela veio ao Brasil para o lançamento desse filme e se apaixonou pela música daqui. Decidiu então montar um grupo para interpretar música brasileira", explica. "É esse espetáculo que ela traz para a Virada Paulista".

O festival vai acontecer nas seguintes cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Todas as apresentações serão gratuitas.

Além das três atrações internacionais, o evento terá diversos artistas brasileiros. Os destaques são Arnaldo Antunes, que canta em São Carlos e Franca, e mais Maria Gadú (Araraquara), Fafá de Belém (Araçatuba), Elba Ramalho (Caraguatatuba), Lobão (Caraguatatuba e São João da Boa Vista) e Paralamas do Sucesso (Sorocaba).

Outros nomes são Tulipa Ruiz (Araçatuba e São Carlos), Marcelo Jeneci (Araraquara e Indaiatuba), Thiago Pethit (Mogi das Cruzes), Lulina (Santa Bárbara d’Oeste), Karina Buhr (Santos e São Carlos) e Luisa Maita (Mogi das Cruzes e Santa Bárbara d’Oeste), entre outros.

Segundo Andrea Matarazzo, secretário estadual de cultura, o orçamento do festival é de R$ 6 milhões. No ano passado, o evento reuniu um público total de 1,6 milhão de pessoas. Para esse ano, a expectativa é igualar esse número.

A Virada Paulista acontece desde 2007 e é inspirada na Virada Cultural da cidade de São Paulo. Na capital, o evento acontecerá nos dias 16 e 17 de abril. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas nomes como Misfits e Edgar Winter estão na programação.

Veja a programação completa no site oficial da Virada Paulista .

    Leia tudo sobre: virada paulistasuperchunkshows

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG