Venda de música digital no Reino Unido já é maior que em 2010

Mais de 21 milhões de cópias foram vendidas até o final de outubro, representando um quarto de todo mercado

iG São Paulo |

Vivian Fernandez
"Mylo Xyloto", do Coldplay, vendeu mais de 80 mil cópias na semana de lançamento
Novembro apenas começou e as vendas de músicas digitais no Reino Unido em 2011 já são maiores que em 2010. De acordo com a Official Charts Company, mais de 21 milhões de cópias digitais foram vendidas até o final de outubro. Com o resultado, o mercado digital representa um quarto da indústria musical britânica, contra 17,5% no último ano.

Siga o iG Cultura no Twitter

Um dos exemplos do bom momento é "Mylo Xyloto", último álbum do Coldplay, que vendeu mais de 80 mil cópias digitais na semana de lançamento, estabelecendo um novo recorde. Ou então "21", da cantora Adele, lançado em janeiro, que se tornou o álbum digital mais vendido de todos os tempos, com 670 mil downloads só no Reino Unido - mais de 1,1 milhão no mundo todo.

Os executivos britânicos se mostram ainda mais otimistas com o resultado final de 2011, tendo em vista que o Natal é uma das melhores épocas para a venda de discos. Para Geoff Taylor, diretor do British Phonographic Industry (BPI), espera que as vendas na última semana do ano ultrapassem a marca de 1 milhão de cópias.

"Nos últimos cinco anos, a última semana do ano foi a melhor em termos de vendas digitais. Os consumidores gastam seus cartões-presentes e testam serviços em seus novos iPods, tablets e laptops", comentou. "Em 2010, a última semana do ano registrou 800 mil cópias vendidas digitalmente. Este ano devemos quebrar a barreira de 1 milhão, apesar dos sites ilegais e da crise econômica."

Se não são tão animadores quanto os do Reino Unido, os resultados das vendas digitais nos Estados Unidos também agradam. De acordo com levantamente da Nielsen SoundScan, até o final de agosto as vendas de música digital cresceram 19,1% em 2011. No mesmo período no ano passado o crescimento foi de 13,5%. A Nielsen não divulgou números absolutos de vendas.

    Leia tudo sobre: indústria musicalcoldplayadele

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG