Vanessa da Mata estreia primeiro DVD na TV a cabo

Multishow ao Vivo - Vanessa da Mata chega às lojas do país e estreia no canal a cabo

Marco Tomazzoni |

"O meu primeiro DVD é cheio de um jardim de perfumes de sim". É assim, misturando com liberdade poética ideias de seu último álbum e as flores do cenário, que Vanessa da Mata define "Multishow ao Vivo - Vanessa da Mata", que chega nesta quinta-feira em DVD e CD às lojas do país e estreia em primeira mão no canal a cabo, às 22h15. Gravado em Paraty, o especial coloca os sucessos da cantora lado a lado com o charme da cidade histórica, buscando resumir em pouco mais de uma hora sete anos de uma carreira meteórica.

A fórmula, no entanto, foi dura para a cantora, que desde o início ficou à frente do projeto. Durante entrevista coletiva concedida em São Paulo, Vanessa deixou clara a dor que sentiu em cortar algumas músicas do repertório final. Por isso, optou em incluir apenas três canções novas na gravação. "Foi muito difícil escolher entre três dúzias de faixas e fazer um apanhado de coisas que dessem a entender que esse era o resumo da minha carreira. A cada música nova teria que tirar outra que representa uma fase da minha vida", disse, se referindo às faixas de seus três discos anteriores.

Esse apego também se reflete em outros detalhes da produção. Vanessa se encarregou do figurino e do cenário do show, composto principalmente por rosas e outras flores trançadas. "Me sinto uma vovó", brincou, "no sentido de gostar das coisas manuais; sou da época em que se ganhava tecido das tias ao invés de bonecas". Tecidos trazidos de férias no Peru, bolsas e uma boa conversa com a costureira renderam um dos vestidos usados por Vanessa na apresentação. Além disso, ela acompanhou de perto a escolha dos músicos, arranjos e o dia-a-dia da produção.

A opção por Paraty, inclusive, foi uma das vontades da cantora mato-grossense. O objetivo era afastar qualquer sensação de artificialidade e fugir dos produtos pasteurizados, o que, segundo ela, o município histórico poderia proporcionar. "Desde que vim para São Paulo, fui muito para Paraty. É uma cidade com o charme do interior brasileiro, queria mostrar a espontaneidade das pessoas chegando, pais carregando crianças no colo. Essa riqueza é espontânea, e acho que conseguimos captar isso."

Os shows foram gravados no final de novembro, quando nuvens negras baixaram em Paraty. "Simpatia é o que não faltou para não chover", confessou a cantora. No fim, choveu, mas na melhor hora possível ¿ foi só Vanessa cantar os versos "o que a gente precisa é tomar um banho de chuva", do hit "Ai Ai Ai", para gotículas começarem a cair do céu. No vídeo, fica clara a alegria que a coincidência gera no palco e na plateia, ainda mais quando o público encara um frevo improvisado para se abrigar debaixo dos guarda-chuvas.

Recém-chegada da Europa, onde fez mais uma rodada de apresentações da turnê do disco Sim , Vanessa disse que aproveitou a viagem para trabalhar em novas composições, adotando um expediente criativo que inventou aqui no Brasil. "Adoro ir a cafés e ficar xereta, olhando as pessoas e inventando histórias para elas, uma espécie de psicologia de botequim. Atrás da minha vivência, compreendo o outro", analisou.

Nessa mesma linha, admitiu que por isso se esforça em deixar o pé no chão e manter o foco. "Procuro, por exemplo, não falar de mim na terceira pessoa, porque do contrário se acaba num lugar em que o artista é mais importante do que você. O que alimenta a arte é você mesmo."

Serviço - Multishow ao Vivo Vanessa da Mata
Estreia: quinta-feira (30), às 22h15
Reprise: domingo (03), às 21h

Repertório do DVD
"Vermelho"
"Ilegais"
"You don't love me"
"Baú"
"Viagem"
"Mamãe passou açúcar em mim"
"Ainda bem"
"Eu sou neguinha?"
"Joãozinho"
"Quando um homem tem uma mangueira no quintal"
"Acode"
"História de uma gata"
"Fugiu com a novela"
"Não me deixe só"
"Amado"
"Você vai me destruir"
"Ai, ai, ai"
"Boa sorte / Good luck"
"Um dia, um adeus"
"As rosas não falam"
"Pirraça"
"Absurdo"
"Case-se comigo"

Assista a um trecho da música "Vermelho"

    Leia tudo sobre: vanessa da mata

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG