U2 lança turnê com política e músicas de Jackson

Banda inicia a 360° Tour em Barcelona com show de duas horas e quinze minutos

Priscilla Ralston , especial para o iG Música |

Depois de duas semanas de intensos ensaios, o U2 lançou nesta terça-feira em Barcelona a sua nova turnê mundial 360º Tour. O espetáculo começou em seguida ao pôr-do -sol, às 22h, em meio aos flashes disparados pela maioria dos 90 mil fãs que deixaram o estádio Camp Nou (o maior estádio da Europa) absolutamente lotado.

A banda deixou o público de boca aberta com um super-hiper-mega palco, uma estação espacial com forma de aranha de 50 metros de altura, inspirada na obra do arquiteto catalão Antoni Gaudi, batizada de The Claw (A Garra). De tão suntuoso, o cenário chegou a ofuscar o grupo.

A estrutura que ocupava metade do gramado tem, no alto, telões e solos circulares, onde os músicos davam voltas. A intenção era de que o grupo  fosse visto  por todos os lados do estádio, mas quem esteve na parte sul reclamou passar 70% do show  vendo as costas do Bono.

O primeiro a entrar no palco foi o baterista Larry Mullen, que deu início ao show com um solo de bateria emendado em Breathe, a primeira música da noite. Em seguida vieram No Line On The Horizon, "Get On Your Boots" e Magnificent, todas do álbum mais recente da banda, No Line On The Horizon , que serve de base para esta turnê. O show seguiu com Beautiful Day e I Still Havent Found What I´m Looking for, esta última cantada com Bono enrolado em uma bandeira da Irlanda.

O espetáculo de luzes que saíam da estação espacial, o telão sanfona - que se abria e descia até tapar a bateria - , mais a 17 câmeras estratégicamente posicionadas fizeram com que cada música parecesse um videoclipe acabado.

Uma pequena homenagem a Michael Jackson foi celebrada durante a execução de Angel of Harlem, que teve o final mesclado com os refrões de dois êxitos do astro falecido semana passada: Man In The Mirror e Don´t Stop ´Til You Get Enought.

Uma conexão, em teoria ao vivo, com a Estação Espacial Internacional voltou os olhos dos espectadores para o céu quando os astronautas diziam que, do espaço, podiam ver paisagens indescritíveis. Logo depois, a apresentação chegou ao ápice com Vertigo, Sunday Bbloody Sunday e Pride (In The Name Of Love).

Como não poderia deixar de ser, a apresentação foi carregada de conteúdo político.  A banda chamou atenção para a situação de Aung San Suu Kyi, ativista política da Birmânia; enquanto tocavam Walk On, um grupo de pessoas subiu ao palco usando máscaras com o rosto da vencedora do Premio Nobel da Paz, presa desde 2003 por liderar a oposição no seu país.

Em seguida, foi a vez da aparição do Nobel Desmond Tutu nos super telões circulares. Ele alertou sobre a extensão da AIDS na África e lembrou que os que lutam agora pela Birmânia são os mesmos que outrora lutaram contra o apartheid e o terrorismo na Irlanda.

Bono vestiu a camiseta do Esporte Clube Barcelona, com seu nome e o número 1 estampados nas costas para cantar One, que chegou a ser interrompida e reiniciada depois de um descompasso do grupo.

O bis final ficou por conta de Ultraviolet, With or Without You e Moment of Surrender, que encerraram as duas horas e quinze minutos de show.

Na próxima quinta-feira, dia 2, U2 fará uma segunda apresentação em Barcelona antes de seguir à outras cidades européias. A turnê 360º está prevista durar dois anos e deve passar pela América do Sul durante 2010.

Confira a lista completa de músicas da apresentação:

1. "Breathe"
2. "No Line On The Horizon"
3. "Get On Your Boots"
4. "Magnificent"
5. "Beautiful Day" / "Blackbird"
6. "I Still Havent Found What Im Looking For"
7. "Angel Of Harlem" / "Man In The Mirror" / "Don't Stop 'Til You Get Enough"
8. "In A Little While"
9. "Unknown Caller"
10. "The Unforgettable Fire"
11. "City Of Blinding Lights"
12. "Vertigo"
13. "Crazy Tonight"
14. "Sunday Bloody Sunday"
15. "Pride (In The Name Of Love)"
16. "MLK"
17. "Walk On" / "Youll Never Walk Alone"
18. "Where The Streets Have No Name"
19. "One"
20. "Ultraviolet (Light My Way)"
21. "With Or Without You"
22. "Moment of Surrender"

    Leia tudo sobre: bonothe edgeu2

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG