Trio inglês Friendly Fires fala sobre shows no Brasil

Banda toca no Rio e em São Paulo dentro do festival Popload Gig

Juliana Zambelo |

O rock britânico, que tradicionalmente não tem ginga nenhuma, vem ficando cada vez mais dançante neste século. Das batidas quebradas do Franz Ferdinand nos primeiros anos desta década à new rave caótica do Klaxons mais recentemente, o estilo ganha espaço nas pistas de dança a passos largos e ritmados.

O Friendly Fires, banda de Hertfordshire formada por Ed Macfarlane, Jack Savidge e Edd Gibson, é um dos nomes mais recentes desse avanço. Amigos desde que mal tinham saído da infância, o trio começou emulando o shoegaze de My Bloody Valentine e só durou até que Ed Mac foi para a faculdade. Na volta, os jovens se reencontraram e recomeçaram, desta vez com novas influências e mais sintetizadores.

O grupo remete ao pop eletrônico dos anos 80 e ao disco-punk do Rapture e Franz Ferdinand. Seu elogiado primeiro álbum, Friendly Fires , foi lançado em setembro de 2008 e é hoje um dos doze indicados ao Mercury Prize de melhor álbum britânico. Este mês a banda lança o single Kiss of Life, faixa que traz uma improvável batida de samba. Assista ao clipe no site oficial da banda.

O trio vem ao Brasil como principal atração do segundo Popload Gig, festival organizado pelo colunista do iG Lúcio Ribeiro . Famoso por irresistíveis apresentações ao vivo que botam todo mundo para dançar, o grupo se apresenta neste sábado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e segunda toca no Studio SP, em São Paulo. Os ingressos para o show na capital paulista já estão esgotados.

O vocalista Ed Mac falou ao iG Música sobre as expectativas para sua primeira vinda ao Brasil, sua relação com as pistas e Kiss of Life.

Vocês se conhecem há bastante tempo. Não cansam um do outro?
Sim, passamos uma enorme quantidade de tempo juntos. Eu acho que com o tempo nós aprendemos a dar um pouco de espaço uns aos outros.

Seu primeiro álbum recebeu ótimas críticas de revistas e jornais respeitados. Vocês costumam ler o que é escrito sobre a banda?
É difícil evitar, mas sempre que você lê algo sobre a sua própria banda você inevitavelmente vai acabar gritando para o pedaço de papel "eu não falei isso!" ou "nosso som não se parece NADA com isso!". A interpretação de outras pessoas para a banda sempre será diferente da minha.

Qual foi a pior coisa que já disseram sobre a banda?
Eles soam como o New Young Pony Club se eles fossem todos homens de Hertfordshire.

Vocês fazem músicas para as pessoas dançarem. Você também gosta de sair para dançar?
Sim, eu adoro dançar, mas eu sou melhor como DJ então eu prefiro fazer isso.

A cidade de São Paulo é conhecida por sua vida noturna agitada. Vocês pretendem conhecer as baladas da cidade?
Eu espero que sim! Com sorte vamos conhecer algumas pessoas bem informadas que possam nos levar para sair.

Quais são suas expectativas para os shows no Brasil? Vocês já ouviram alguma coisa a respeito do público brasileiro?
Eu vi um documentário do Iron Maiden que mostra uma viagem deles ao Brasil e as plateias eram insanas. Eu imagino que poucas bandas vão à América Latina então as pessoas ficam felizes quando algumas vão. Em Londres há bandas demais, então as pessoas se tornam mais cínicas.

Como surgiu a música Kiss of Life? Como vocês conheceram o samba e por que decidiram incorporar isso à música de vocês?
Ed [Gibson] apareceu com o sample de um grupo de samba e eu toquei por cima disso. Isso virou a batida básica da música e a canção cresceu daí. Acabamos chamando nosso amigo Barack, que lidera uma bateria de samba, para tocar na gravação.

Vocês já estão pensando no próximo álbum?
Nossa turnê fica mais calma em setembro e então teremos tempo para pensar nisso de verdade. Nós nunca escrevemos na estrada, então o tempo tem que ser aproveitado quando não estamos em turnê. Estamos muito felizes por termos terminado Kiss of Life, que nos permitiu voltar ao processo criativo por um tempo.

Serviço:

Popload Gig 2
Friendly Fires, Copacabana Club e Brollies & Apples

Rio de Janeiro
Dia 15 de agosto (sábado)
Local: Circo Voador
Rua dos Arcos, s/n, Lapa
Ingressos: R$ 50 (antecipado); R$ 60 (no dia)

São Paulo
Dia 17 de agosto (segunda-feira)
Local: Studio SP
Rua Augusta, 591, Consolação
Ingressos esgotados

    Leia tudo sobre: friendly fireslucio ribeiropopload gig

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG