Tom Jobim receberá Grammy póstumo por sua trajetória

Prêmio também homenageará Steve Jobs, por ter desenvolvido produtos que transformaram a forma de consumir música

EFE |

AE
Tom Jobim, em foto de 1992
Mundialmente famoso pela canção "Garota de Ipanema", Tom Jobim receberá um Grammy póstumo por sua carreira destacada, anunciou nesta quinta-feira a organização do prêmio. Além do maestro brasileiro, serão homenageados George Jones, estrela da música country, a cantora Diana Ross, e o grupo Allman Brothers Band.

"Os homenageados deste ano oferecem uma variedade de brilho, contribuições e marcas duradouras deixadas em nossa cultura", explicou no comunicado Neil Portnow, presidente da Academia da Música. Além dos artistas, outro mestre, mas esse da tecnologia, Steve Jobs, receberá um Grammy póstumo por sua contribuição à indústria da música.

O fundador da Apple, falecido em outubro após longa luta contra um câncer de pâncreas, será premiado por ter desenvolvido produtos e tecnologia que "transformaram" a forma de consumir música, filmes e livros, detalhou a organização em comunicado.

A cerimônia da 54ª edição do Grammy acontecerá em 12 de fevereiro de 2012, em Los Angeles. O artista com maior número de indicações é o rapper Kanye West. Ele concorre em sete categorias, enquanto a cantora britânica Adele, o havaiano Bruno Mars e a banda americana Foo Fighters disputam seis prêmios cada.

A categoria Álbum do Ano, principal do Grammy, será disputada por Adele ("21"), Bruno Mars ("Doo-Wops & Hooligans"), Foo Fighters ("Wasting Light"), Lady Gaga ("Born This Way") e Rihanna ("Loud").

Já os candidatos ao prêmio de Gravação do Ano - que reconhece o melhor intérprete musical - são Adele ("Rolling in the Deep"), Bruno Mars ("Grenade"), Mumford & Sons ("The Cave"), Katy Perry ("Firework") e Bon Iver ("Holocene"), este último uma das surpresas da noite por ter recebido quatro indicações.

Adele, Bruno Mars, Mumford & Sons e Bon Iver também foram indicados a Música do Ano - que reconhece o melhor compositor - pelas obras que já lhes deram a candidatura de interpretação. Além deles, Kanye West está no páreo com "All of the Lights".

    Leia tudo sobre: Tom JobimGrammySteve Jobs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG