BR You amp; Me - Música - iG" /

The Walkmen BR You amp; Me

Diego Fernandes |

Por Diego Fernandes

Dentre as urgentes bandas nova-iorquinas surgidas no redemoinho pós-Strokes, The Walkmen segue sendo a de carreira mais discreta, e há motivos para isso. O maior sucesso do grupo até hoje veio com seu segundo trabalho, Bows + Arrows (2004), um disco tão belo quanto amargo e difícil de digerir. Em 2006, o grupo liderado pelo vocalista Hamilton Leithauser lançou o mediano A Thousand Miles Off (2006), que suavizou a imagem taciturna do grupo com canções um pouco menos intensas ¿ e também bem menos cativantes.

You & Me mostra a banda novamente abraçando a idéia de que a desgraça amorosa é o que melhor entretém o ser humano. São quatorze faixas em que submergem sentimentos otimistas cambaleantes num oceano de teclados liquefeitos, ecos dignos de uma catedral e guitarras cruas. O resultado vem em baladas compungidas que quase sempre remetem a um final de romance febril.

Já na abertura intensa de "Donde Está La Playa", um clima costeiro e soturno se instala. "On The Water" é um dos momentos musicais mais intensos de 2008 até aqui, com bateria pulsante e final redentor onde assovios reforçam a melodia. "In The New Year" cobre um curto percurso antes de se transformar numa canção arrebatadora e cheia de entrega. Não há nada que se aproxime da fúria de "The Rat", música mais famosa do The Walkmen, mas todos os elementos mais sutis de sua sonoridade parecem ter sido depurados num disco que vai soar ainda melhor com o passar dos anos.

Falando em tempo, You & Me é, como todos os discos da banda, recheado de alusões e imagens que remetem a uma noção dolorosa e antiquada a respeito da passagem do mesmo (férias, cartões postais, feriados religiosos), que reforçam a perturbadora proposta do grupo de amor como um tipo de suicídio social. Que, como toda proposta perturbadora, tem lá seus adeptos.

    Leia tudo sobre: walkmen

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG