"Não será uma apresentação romântica, mas um show de rock", garante vocalista

Banda sueca deve tocar clássicos e privilegiar músicas mais recentes
Divulgação
Banda sueca deve tocar clássicos e privilegiar músicas mais recentes
Europe é uma daquelas bandas que foram capazes de compor um super hit identificável logo no primeiro acorde. E a tal música é uma daquelas que passa dias na cabeça do ouvinte. É o caso da canção "The Final Countdown", que marcou a década de 80 como uma das mais executadas nas rádios mundiais e vendeu, somente nos Estados Unidos, três milhões de cópias. A música, inclusive, foi tema do filme "Rocky IV", de 1984, com Sylvester Stallone. Para quem não se lembra da música, basta digitar o título no YouTube para reviver esse clássico.

Formada na Suécia, em 1979, a banda Europe ganhou projeção mundial em 1986, justamente com o lançamento de "The Final Countdown". Agora, mais de 30 anos após a fundação do grupo, o Europe faz show único, pela primeira vez no Brasil, nesta sexta-feira (05), às 22h, em São Paulo. Por telefone, da Suécia, o vocalista Joey Tempest conversou com o Jornal da Tarde e afirmou que o show incluirá os clássicos – como "Carrie", "Rock The Night" e "Cherokee" –, mas que o foco é o novo trabalho da banda, que voltou à ativa em 2003. E diferentemente do que a plateia pode pensar, essa não será uma apresentação apenas romântica, e sim um show de rock. "A turnê privilegiará as canções do nosso novo álbum, "Last Look at Eden", lançado no ano passado", diz ele.

O set list incluirá, ainda, "Love is Not The Enemy", do álbum "Secret Society", de 2006, e outras músicas, como "Superstitious", "Scream Of Anger" e "No Stone Unturned". "Acho que você só sabe se uma banda é boa se assisti-la tocando ao vivo. Nesse quesito, o show do Europe é fantástico", garante Joey. As baladas românticas são fundamentais nesse espetáculo, o que torna bastante comum a presença de casais na plateia. "Acho legal ver os casais no meio do público. Mas nosso show é para pular. Fazemos rock".

A formação da banda será a clássica, que deu fama ao grupo na década de 80, com Tempest (vocal), John Norum (guitarra), John Levén (baixo), Mic Michaeli (teclado) e Ian Haugland (bateria). Somados, todos os álbuns lançados pela banda sueca desde seu nascimento ultrapassam a impressionante marca de 20 milhões de discos vendidos pelo mundo, até 1992, quando eles resolveram dar um tempo na carreira. O grupo só retornaria em 2003. De lá para cá, lançaram três álbuns: "Start from the Dark", "Secret Society" e, o mais recente, "Last Look At Eden". Mas os anos 80 ainda são sua melhor época.

Serviço – Europe em São Paulo. Sexta-feira (5/11), às 22h. HSBC Brasil (Rua Bragança Paulista, 1281, Chácara Santo Antônio). Tel.: (11) 4003-1212. Ingressos de R$ 80 a R$ 360. 14 anos. www.hsbcbrasil.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.