Soulwax vai mostrar músicas de disco inédito em show no Brasil

Em entrevista ao iG, banda fala sobre álbum que sai em 2012 e comenta o programa sobre música brasileira que fez para sua rádio

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Getty Images
Stephen Dewaele, do Soulwax
Os irmãos belgas David e Stephen Dewaele são conhecidos tanto como Soulwax quanto como 2ManyDJs. O primeiro é um grupo de rock com elementos eletrônicos (ou de música eletrônica com pegada rock), enquanto o segundo é um duo de DJs famoso pelas inusitadas misturas musicais. Neste final de semana, a dupla traz de volta ao Brasil as suas duas encarnações.

Soulwax e 2ManyDJs estão entre as atrações do Ultra Music Festival, que acontece no sábado (3) na Arena Anhembi, em São Paulo. Dos dois, o primeiro é o mais aguardado. É que, enquanto o 2ManyDJs é presença constante no Brasil, o Soulwax não toca aqui há cinco anos. A última apresentação do grupo no país foi no festival Nokia Trends de 2006.

"Estamos gravando um novo disco, então devemos tocar músicas inéditas. Haverá um monte de coisas novas que vamos tocar pela primeira vez no Brasil", adianta Stephen Dewaele. A entrevista ao iG foi dada por telefone, durante um intervalo nas gravações do disco. "Estávamos ensaiando até agora há pouco. Estamos bastante animados", conta.

Leia também: New Order é principal atração do Ultra Music Festival 2011

Segundo Stephen, o álbum - ainda tem título definido - já tem data para chegar às lojas. "Mas eu não vou contar para você. Provavelmente não vamos conseguir terminar no prazo", ri. "Mas posso garantir que o disco sai no ano que vem". Será o primeiro trabalho inédito do Soulwax desde "Any Minute Now", de 2004. De lá para cá, o grupo lançou apenas coletâneas de remixes.

Há uma boa explicação para a demora em produzir material inédito. Nos últimos dois anos, Stephen e David estiveram envolvidos no projeto Radio Soulwax. Trata-se de uma série de 24 programas que misturam músicas selecionadas pela dupla com animações baseadas nas capas dos discos em que estão as canções. A série estreou em julho.

null

Um dos programas mais populares, de acordo com o próprio Stephen Dewaele, é o dedicado à música brasileira. Com o nome de "Batuta Discos", mistura canções de nomes mais conhecidos no exterior (Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil) com preciosidades obscuras até mesmo no Brasil, como Dom Salvador & Abolição e Jair de Castro. Veja o programa aqui .

Tudo isso é ilustrada com uma série de fotografias de São Paulo. "A ideia foi minha", diz Stephen sobre a escolha da capital paulista. "O que gosto em São Paulo é que, à primeira vista, você não diz 'nossa, que cidade bonita'. Mas, à medida que você conhece melhor, descobre algo aqui e algo ali", explica. "É difícil explicar. Há algo nas ruas de São Paulo que realmente me atrai."

As canções do programa são resultado de uma série de visitas da dupla a lojas de discos no Brasil. "Acho que nós sempre tivemos uma espécie de romance com o Brasil", diz. Ele compara a cultura brasileira à japonesa. "Vocês usam muitas influências de fora e as traduzem para uma linguagem própria", afirma. "Encontrei tanta coisa incrível aí que poderia fazer outro programa de uma hora."

Material é o que não falta. Stephen não sabe exatamente quantos discos de música brasileira tem em casa, mas garante que eles compõem uma boa parcela da coleção de 48 mil álbuns que ele e o irmão têm sua casa em Ghent, na Bélgica. "Acho que sou um daqueles caras esquisitos sem vida social", diverte-se. "Tenho um monte de discos, mas não tenho namorada."

Serviço

Ultra Music Festival
Sábado (03), na Arena Anhembi
Preços: R$ 180 (homens) e R$ 150 (mulheres)
Ingressos: www.livepass.com.br

Programação

Main Stage
Rodrigo Arjonas – 15h40
Marcio Vermelho – 16h
Renato Ratier – 16h50
Rodrigo Vieira – 17h40
Mixhell – 18h50
Soulwax – 20h
New Order – 21h30
Alesso – 22h45
Laidback Luke – 23h50
Swedish House Mafia – 1h10
Duck Sauce – 3h30
Life is a Loop – 4h40

Arena
Copacabana Club – 16h
Renato Cohen – 16h50
The Twelves – 18h
DJ Marky – 19h10
Shit Robot – 20h20
Diplo – 21h40
DFA 1979 – 23h
Nero – 0h20
Major Lazer – 1h30
MSTRKRFT – 2h40
2manyDJs Live – 4h

    Leia tudo sobre: Soulwax2ManyDJsUltra Music FestivalUMFmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG