Som do silêncio pode liderar paradas de Natal

Campanha no Facebook pede que internautas comprem música de John Cage em vez de canção de participante de reality show

Reuters |

O silêncio pode ser de ouro neste Natal na Grã-Bretanha: uma campanha na internet quer fazer da obra sem notas musicais "4'33''", do compositor experimental John Cage, o número um da temporada natalina britânica.

Batizada de "Cage Against the Machine", a campanha lançada no Facebook e que até agora já ganhou a adesão de cerca de 29 mil internautas segue os moldes de um movimento semelhante no ano passado que ajudou a banda Rage Against the Machine a liderar as paradas de singles no Reino Unido.

O fato, em 2009, impediu John McElderry - visto como favorito absoluto e que tinha sido o vencedor da edição do popular seriado de TV "The X Factor" -, de alcançar a posição cobiçada, pondo fim ao domínio recente de "X Factor" nas paradas natalinas.

"4'33'", de Cage, é descrita como uma composição em três movimentos para qualquer instrumento ou combinação de instrumentos. A partitura orienta os músicos a não tocarem seus instrumentos. Cage disse que o objetivo é ouvir os outros sons que preenchem o silêncio.

"É bom que não façam a música ir sumindo aos poucos no final, como geralmente fazem nas rádios", disse um partidário da campanha no Facebook.

De acordo com o tablóide The Sun, os fãs poderão comprar a faixa de John Cage a partir de 13 de dezembro.

    Leia tudo sobre: John Cage

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG