Simple Minds toca hoje em São Paulo

Banda comemora 30 anos do primeiro disco em quatro cidades brasileiras

iG São Paulo com Agência Estado |

Getty Images
Jim Kerr, vocalista do Simple Minds
Há casos em que a carreira de uma banda é marcada demais por uma canção. Há uma marcação exata de antes e depois. É o caso da música "Don't You (Forget About Me)" e dos escoceses do Simple Minds, que se apresentam hoje no Via Funchal, em São Paulo. Um casamento que deu tão certo que impulsionou a banda, até então alternativa, ao estrelato mundial, em 1984.

Mas a relação da banda com essa música nunca foi das melhores. Composta por Keith Forsey, ela pertencia à trilha sonora do filme The Breakfast Club , ( Clube dos Cinco , aqui no Brasil). "Não tinha nada a ver conosco e com o que vivemos em Glasgow", conta Jim Kerr.

O filme conta a história de cinco adolescentes que não se gostam, mas são obrigados a ficar numa sala de detenção por toda uma tarde e, no fim, acabam ficando amigos. "Era uma história de americanos. E a música que recebemos era 'ok', mas não era uma grande canção", explica. "'Temos músicas melhores', pensávamos. Mas, no fim, aceitamos, demos nosso tratamento, nossa força vital. De uma maneira estranha, a nossa carreira ficou dividida e marcada por essa música. Não podemos negar a importância dela na nossa carreira". Ainda assim, a faixa nunca não foi incluída em nenhum álbum de inéditas.

Em 2010, o Simple Minds prossegue com as comemorações dos 30 anos do primeiro disco, Life in a Day , de 1979. Muito da banda se perdeu no fim dos anos 80. Da formação original, só ficaram Jim Kerr (vocal) e Charlie Burchill (guitarra). O baterista Mel Gaynor, por exemplo, está na sua terceira passagem. Eddie Duffy (baixo) e Andy Gillespie (teclado) completam a banda.

Mudou também o pensamento em relação ao ativismo político, com um quê de U2. Kerr brigou contra tudo, do apartheid ao governo de Margareth Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. "Não é responsabilidade dos músicos", explica ele, hoje mais preocupado com a boa vida na Sicília, na Itália, onde mora, e com seus shows. "Temos o desejo de fazer o melhor espetáculo da vida das pessoas", declara o vocalista Jim Kerr.

Depois de São Paulo, o Simple Minds segue para mais três shows no Brasil: no Rio de Janeiro (Vivo Rio, na quinta-feira), Brasília (Ginásio Nilson Nelson, sábado) e Porto Alegre (Bourbon Country, domingo).

Simple Minds - Via Funchal (R. Funchal, 65, Vila Olímpia). Telefone: (011) 2144-5444. Hoje, às 22h. Ingressos: De R$ 180 a R$ 300.

    Leia tudo sobre: Simple MindsshowJim Kerr

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG