BR Lookout Mountain, Lookout Sea - Música - iG" /

Silver Jews BR Lookout Mountain, Lookout Sea

Diego Fernandes |

Por Diego Fernandes

Entrevistas com David Berman - vocalista e principal compositor por trás da banda americana Silver Jews - sempre o descrevem como 'bardo'. Descrição apropriada: Berman é talvez o maior poeta do indie rock ianque, e tem um belo volume de versos publicado ( Actual Air , de 2002). Mas, o mais importante: a alma atormentada e generosa de Berman parece nascida para circunvoluções poéticas.

Lookout Mountain, Lookout Sea , sexto trabalho do grupo, é nada menos que brilhante. As observações de Berman a respeito de rotina, do amor e da vida adulta nos dias de hoje oscilam sem esforço entre o mundano e o sublime, tornando impossível distingüir um do outro. Tudo isso numa moldura country barulhenta mas límpida, que torna quase impossível de lembrar dos tempos em que o nome da banda era associado a gravações feitas em walkmans e secretárias eletrônicas, mais de uma década atrás.

Sobrevivente de uma longa sucessão de vícios devastadores (além de uma tentativa de suicídio), Berman aponta a nau alt country dos Jews em direção a mensagens edificantes e narrativas em primeira pessoa, filtradas pela ótica de personagens excêntricos, que não deixam de lado uma generosa dose de sarcasmo e interesse humano.

"What Is Not But Could Be If" inicia tudo misturando o som de grilos, guitarras lânguidas e um provérbio judaico em uma das melhores músicas do grupo. "O que não é mas poderia ser se / Era minha obsessão tempos atrás / Agora só mantenho em mente isso: o que não é mas pode ser se".

Nem tudo é otimismo, porém: a lúgubre "The Pillow is My Threshold", inspirada pela morte de um casal de amigos, descreve a perda de modo assustador: "O travesseiro onde sonho é o limiar de um reino onde eu e você estamos juntos / E o que parece sono é na verdade intensa busca".

Durante muito tempo considerado um mero projeto paralelo do Pavement (Stephen Malkmus foi, junto com Berman, um dos fundadores do grupo), o Silver Jews é hoje muito mais do que a soma de suas partes. E, não por acaso, Lookout Mountain... é um dos discos essenciais em 2008.

    Leia tudo sobre: silver jews

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG