Série Música na Cabeça destaca Chopin

Legado do músido erudito é destaque da apresentação de José Miguel Wisnik

iG São Paulo |

Reprodução
O compositor Frédéric Chopin
O músico e professor José Miguel Wisnik é a atração desta semana da série "Música na Cabeça", parceria da Sinfônica do Estado de São Paulo com o Estadão . Ao piano, ele vai conversar com o público, a partir das 19h30 no palco da Sala São Paulo, sobre a obra de Frederic Chopin, autor de quem se comemora em 2010 os 200 anos de nascimento. A palestra é o primeiro lance de uma programação ao longo da qual a Osesp vai levar ao público algumas das principais obras do compositor.

Wisnik contou que vai tentar revelar o que está por trás, os mistérios, de uma música repleta de melodias conhecidas pelo grande público. Já no dia 17, a pianista Ewa Kupiec fará recital dedicado às principais criações de Chopin para piano-solo (em agosto, Simon Trpceski também oferece um recital com obras do autor); e, na semana seguinte, interpreta o Concerto n.º 1 para Piano e Orquestra ao lado da Osesp regida por Yan Pascal Tortelier. O Concerto n.º 2 será a atração principal dos concertos de 27, 28 e 29 de maio, com regência de Tortelier e solos de Dejan Lazic.

O diálogo entre a interpretação e a reflexão é um dos pontos de partida da série "Música na Cabeça". "As palestras nascem um pouco a partir da temporada da orquestra, das tônicas da programação. São fruto desse desejo não apenas tocar, mas também inserir a orquestra no debate cultural da cidade e do País. E isso se faz pensando, refletindo sobre o que se realiza musicalmente aqui dentro, no dia a dia da orquestra", explica Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp.

Já passou pela série de palestras o filósofo e professor da USP Jorge de Almeida, que analisou a obra de Gustav Mahler (a reprodução pode ser encontrada no site da orquestra, www.osesp.art.br, onde também podem ser feitas as inscrições para os eventos da série; a entrada é franca); e, há duas semanas, a pianista Cristina Ortiz, que interpretou com a Osesp o Concerto n.º 2 de Stenhammar, inaugurou a série de encontros com artistas da temporada.

Depois de Wisnik, a próxima palestra será ministrada, em agosto, por Vladimir Safatle e terá como tema a criação do francês Claude Debussy. Na programação de encontros, o público terá, em outubro, uma oportunidade de conversar com o compositor Osvaldo Golijov, estrela do cenário internacional; e, em dezembro, será a hora do primeiro bate-papo da plateia com Tortelier, o regente-titular da Osesp. Está prevista ainda a realização de um debate, a princípio sobre as relações entre música e tecnologia.

    Leia tudo sobre: Frédéric ChopinJosé Miguel Wisnik

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG