Se estivesse vivo, Cazuza completaria 50 anos nesta sexta

Redação iG Música |

Se estivesse vivo, o cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto - ou simplesmente Cazuza - completaria nesta sexta-feira (04) 50 anos. Para marcar a data, está previsto o lançamento de um DVD com material inédito gravado nos anos 80.

O disco vai reunir dois shows, um feito em 1985 na Praia do Pepino (Rio de Janeiro) e outro realizado em 1989, para a TV Globo. Segundo a gravadora Universal, responsável pelo lançamento, o DVD está em fase de finalização.

Ouça os maiores sucessos de Cazuza no MusiG

Cazuza morreu com apenas 32 anos. Ele foi a primeira personalidade no Brasil a assumir publicamente que tinha Aids, doença que o matou em 1990. Nada poderia ser mais consistente com sua vida e obra do que essa sinceridade.

Filho de João Araújo, um poderoso executivo da indústria fonográfica, Cazuza tornou-se conhecido como vocalista do Barão Vermelho. Nos três álbuns que gravou com a banda, estão sucessos como "Pro Dia Nascer Feliz" e "Maior Abandonado".

Em 1985, alguns meses depois da consagradora performance da banda no primeiro Rock in Rio, Cazuza anunciou sua saída do Barão Vermelho. No mesmo ano, lançou seu primeiro trabalho solo, "Exagerado".

Seu maior sucesso, e provavelmente melhor trabalho, é o álbum "Ideologia", de 1988. Além da faixa título, o disco traz faixas que marcaram época, como "Faz Parte do Meu Show" e "Brasil" - esta última, tema de abertura da novela "Vale Tudo", na voz de Gal Costa.

Em fevereiro de 1989, o cantor decidiu revelar que era soropositivo. Daí até sua morte, em julho de 1990, Cazuza não saiu da mídia, mesmo estando cada vez mais debilidade fisicamente. Conseguiu até gravar seu último disco, o duplo "Burguesia".

Desde sua morte, suas músicas nunca deixaram de ser gravadas. Sua principal intérprete foi Cássia Eller, que chegou a lançar um álbum inteiro só com músicas de Cazuza, "Veneno Anti-Monotonia". Em 2004, sua vida foi retratada no filme "O Tempo Não Pára".

Compre músicas de Cazuza.

Leia mais sobre Cazuza .

    Leia tudo sobre: cazuza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG