São Luiz do Paraitinga abre hoje 4ª Semana da Canção

Festival terá shows de Geraldo Azevedo e Dominguinhos e mais palestras e oficinas

AE |

AE
São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo
É tempo de reconstrução em São Luiz do Paraitinga, quase dois anos depois da inundação que devastou o centro histórico da cidade. A Semana da Canção Brasileira, que volta em sua quarta edição, de hoje até domingo, reflete essa situação, depois da ausência em 2010, mais por falta de verba do que de condições da cidade para ser realizada. "É reconstrução, recomeço, reavaliação", diz Suzana Salles, cantora, idealizadora e curadora da Semana.

Com programação de shows concentrada no fim de semana, o palco principal, o Coreto Elpídio dos Santos, vai receber a banda Karnak (dia 16, sexta) e os compositores e cantores Geraldo Azevedo (dia 17, sábado) e Dominguinhos (dia 18, domingo). As atividades, no entanto, começam hoje, como nas edições anteriores, com oficinas abertas ao público em novo espaço (no prédio da Assessoria de Educação da cidade) e outras específicas para professores e crianças, separadamente.

O músico e mestre Sergio Molina abre os trabalhos na sexta-feira, às 9 horas da manhã, com suas oficinas sobre Villa-Lobos, Chico Buarque, Clube da Esquina, o disco "Fa-Tal", de Gal Costa, e a Vanguarda Paulistana. O músico Carlos Sandroni, à tarde, fala de samba hoje e amanhã. De quarta a sexta, o produtor e jornalista Zuza Homem de Mello dá oficinas sobre Elizeth Cardoso (dia 14), João Gilberto e Tom Jobim (15) e Edu Lobo (16).

Entre os participantes das edições anteriores estão, além de Molina, o grupo de percussão corporal Barbatuques, Paulo Padilha, Tata Fernandes e Banda Mirim. Assídua na plateia dos shows e reverenciada pelo público em 2009, a compositora e cantora Leci Brandão desta vez vai fazer uma oficina cantada no dia 17 no Mercado Municipal. O compositor Wandi Doratiotto (ex-Premê), que foi apresentador do festival, também agora faz show com o violeiro Paulo Freire em palco novo, o do Coreto do Cruzeiro.

O Coretinho vai receber Camilo Frade, garoto prodígio de São Luiz, que reverbera bem os resultados da Semana da Canção, como ressalta Suzana. O mesmo palco terá o projeto Passo Torto (Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Romulo Fróes) e o mineiro Pereira da Viola. O cantor carioca Marcos Sacramento e a estrela ascendente paulistana Tulipa Ruiz cantam no Mercado Municipal, em torno do qual se concentram o maior número de atividades nesta edição do evento. Haverá ainda uma programação de cinema, com quatro documentários sobre música brasileira.

    Leia tudo sobre: Música

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG