Sade revela simpatia por trás de aura misteriosa em show em São Paulo

"Sinto que minha carreira inteira foi um ensaio para essa noite", diz cantora para público paulistano

Augusto Gomes, iG São Paulo |

AE
Sade inicia turnê brasileira com show em São Paulo
Sade é uma das artistas mais discretas da música pop. Leva uma vida quase reclusa e não é do tipo que gosta de aparecer. Além disso, produz pouco, apenas seis discos desde sua estreia em 1984. O último, "Soldier of Love", saiu no ano passado, após exatos dez anos sem gravar. E é justamente a turnê desse álbum que trouxe a cantora ao Brasil.

Siga o iG Cultura no Twitter

Sua primeira performance no país (ou melhor, a primeira aberta ao público, pois na quarta ela já havia feito uma apresentação fechada para convidados) aconteceu nesta quinta-feira, em São Paulo. E nela, a cantora mostrou que, por trás de tanto mistério, está uma artista segura e muito simpática.

Às 21h30, horário em que a apresentação estava prevista para começar, o palco estava completamente vazio. A perspectiva era de um atraso monumental, mas não foi o que aconteceu. Vinte minutos depois da hora marcada, o chão do palco se abriu e plataformas se levantaram, trazendo a banda completa em cima delas. Sade também surgiu de um buraco no chão, de calça e mangas longas pretas, cantando "Soldier of Love".

Veja: As dez melhores "músicas de motel" de todos os tempos

Logo após a primeira música, ela trocou algumas palavras com o público. Afirmou não acreditar ter demorado tanto tempo para vir ao Brasil e completou: "sinto que minha carreira inteira foi um ensaio para essa noite". Logo em seguida, cantou o primeiro sucesso dos vários da apresentação, "Your Love Is King".

Já nessa duas primeiras canções, Sade mostrou que não precisaria de exageros vocais para conquistar o público. Sua voz é poderosa, mas ela não faz questão de mostrar isso a todo momento. Na maior parte do tempo, o canto é sutil, discreto. Os arroubos vocais são guardados para momentos específicos, o que só aumenta seu impacto. Um bom exemplo foi a balada "Pearls", já no final do show, com a cantora quase sozinha no palco.

Durante a maior parte do show, o público permaneceu sentado nas cadeiras espalhadas pelo Ginásio do Ibirapuera. Quando se levantou, foi porque Sade cantou algum hit. O primeiro a colocar a plateia de pé foi justamente seu maior sucesso, "Smooth Operator" (com direito à inclusão de São Paulo na letra da canção). A música foi precedida por um vídeo com clima de filme policial dos anos 1940, exibido para dar tempo de Sade trocar de roupa - calça e colete pretos e uma camisa branca.

Ela ainda fez o público levantar e dançar em "Paradise" e, quando já havia trocado de roupa novamente (descalça e usando um vestido branco que revelou uma forma invejável para seus 52 anos), de novo em "The Sweetest Taboo". A plateia ainda voltou a ficar de pé no final da apresentação, com "No Ordinary Love" e "By Your Side".

Antes de deixar o palco, Sade apresentou sua banda. Cada músico recebeu um anúncio especial - num deles, a artista até citou, em bom português, o brasileiríssimo doce brigadeiro. Parecia que, após duas horas de show, estava tudo terminado. Mas ainda havia tempo para um bis. A música escolhida foi "Cherish the Day", que Sade cantou usando um vestido vermelho.

Depois de cantar em São Paulo, Sade segue para o Rio de Janeiro e canta na Arena HSBC no sábado (22). A turnê pelo Brasil termina na terça-feira (25), com uma performance no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Veja abaixo o repertório da apresentação no Ginásio do Ibirapuera:

"Soldier of Love"
"Your Love is King"
"Skin"
"Kiss of Life"
"Love Is Found"
"In Another Time"
"Smooth Operator"
"Jezebel"
"Bring Me Home"
"Is It a Crime"
"Love Is Stronger Than Pride"
"All About Our Love"
"Paradise"
"Nothing Can Come Between Us"
"Morning Bird"
"King of Sorrow"
"The Sweetest Taboo"
"Moon and Sky"
"Pearls"
"No Ordinary Love"
"By Your Side"

Bis

"Cherish the Day"

    Leia tudo sobre: sademúsicasão pauloshows

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG