Renato Russo - Duetos: crítica ao vivo

Repórter do iG vai discutir faixa a faixa, via Twitter e videochat, o álbum com o cantor do Legião Urbana

iG São Paulo |

Jornalista cultural e crítico musical atuante há 15 anos, Pedro Alexandre Sanches começou a fazer há alguns meses uma espécie de brincadeira em seu Twitter pessoal: passou a criticar ali certos discos recém-lançados, encarando o desafio de condensar quaisquer observações em vários comentários de no máximo 140 caracteres cada. A proposta era colocar o CD para tocar e ir comentando durante a audição. O iG propôs ao jornalista fazer o mesmo, pelo @iGcultura , com o disco Renato Russo – Duetos .

O evento, inédito em larga escala, está marcado para a próxima sexta, dia 14, às 15 horas. Será transmitido, também, via videochat .

Divulgação
Renato Russo reaparece no álbum que reúne duetos do cantor com outros artistas
Trata-se de uma experiência imaginada para interagir com estes tempos em que as velhas e sisudas críticas culturais são cada vez mais desnecessárias e dialogam com cada vez menos gente. E parte, necessariamente, do princípio de que o Twitter não é local apropriado para críticas tradicionais, formais, sérias naquele sentido dos textos escritos com a ilusão desgastada de direcionar opiniões alheias ou modificar o mundo.

A proposta de Sanches é tratar o CD em questão como numa conversa informal, dizendo aos interlocutores o que se passa pela sua cabeça na hora que ouve as músicas.

Como estará ouvindo o disco enquanto comenta, os internautas podem acompanhá-la fazendo o mesmo e escutar os Duetos póstumos do ex-líder da Legião Urbana, morto em 1996. O uso do Twitter para esse objetivo inevitavelmente carrega limitações que um texto convencional não teria. Mas, em contrapartida, permite o que nenhuma crítica musical de jornal ou revista jamais poderia fazer: o diálogo imediato entre quem emite e quem recebe a crítica. E você está convidado a participar.

    Leia tudo sobre: renato russo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG