Phillip Glass e Gotan Project encabeçam programação do MIMO

Festival de música em Olinda ainda tem na programação filmes e shows de Arrigo Barnabé e Egberto Gismonti, entre outros

Tiago Agostini, enviado especial a Olinda |

Divulgação
O maestro e compositor Phillip Glass
Começa nesta quarta-feira (7), em Olinda, Pernambuco, a oitava edição da Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO). Serão cinco dias de shows, com cerca de 50 apresentações, todas gratuitas, em algumas das igrejas da cidade. Também há apresentações no Recife e em João Pessoa, na Paraíba.

Os destaques internacionais da edição 2011 da MIMO são o grupo franco-argentino Gotan Project, que toca nesta quinta (8), e o músico e compositor norte-americano Philip Glass, que se apresenta no sábado (10). Ambos começam suas turnês pela América do Sul no festival.

O Gotan Project, formado por um francês, um suíço e um argentino, é celebrado por dar uma roupagem moderna ao tango, enquanto Glass é considerado um dos principais compositores do final do século 20, responsável por aproximar a música erudita do público.

Entre os nomes nacionais da programação, destaque para Egberto Gismonti, que toca no sábado, Arrigo Barnabé e Arthur Verocai, ambos escalados para quinta-feira. Gismonti, multiinstrumentista com mais de 60 discos gravados, se apresenta ao lado do filho, Alexandre.

Um dos grandes nomes da vanguarda paulistana do início da década de 80, Arrigo Barnabé apresenta seu disco clássico "Clara Crocodilo" num formato de dois pianos. Já Verocai, veterano maestro dos anos 60, chega à MIMO após a redescoberta de seu trabalho pela nova geração, incluindo o músico Marcelo Jeneci e os rappers americanos do Little Brother.

A MIMO também possui um festival de cinema, com filmes exibidos em telões ao ar livre em frente às igrejas de Olinda. Na programação, filmes como "Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano" , sobre os Novos Baianos, "Daquele Instante em Diante" , sobre Itamar Assumpção, e "Canções do Exílio: A Labareda que Lambeu Tudo", com depoimentos de Caetano veloso e Gilberto Gil.

A programação completa da MIMO pode ser vista no site oficial .

* O repórter viajou a convite do festival

    Leia tudo sobre: mimofestivalolindaphillip glassgotan project

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG