Paralamas do Sucesso toca ao vivo disco clássico

Banda apresenta todas as músicas de "Selvagem?" em shows; leia entrevista ao iG

Tiago Agostini, especial para o iG São Paulo |

Mauricio Valladares/Divulgação
A banda Paralamas do Sucesso
No final de 1985, Herbert Viana chegou a um ensaio do Paralamas do Sucesso receoso em mostrar uma música nova que havia composto, diferente de tudo o que a banda havia feito até então. A cautela na apresentação aos companheiros João Barone (bateria) e Bi Ribeiro (baixo) tinha um motivo: a canção lembrava um samba-enredo. A preocupação se desfez quando, acabada a execução de "Alagados", Bi e Barone se entusiasmaram com a faixa. Após um ano de viagens pelo Brasil e inspirados por música africana e reggae, começava a surgir "Selvagem?".

Lançado em 1986, o disco representava uma ruptura dentro do cenário do rock nacional da época, dominado por conceitos do rock inglês. Desde o último dia 24, a banda revisita o repertório do disco clássico em shows no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Haverá apresentações até sábado (2 de julho), todas com ingressos esgotados.

Reprodução
A capa de "Selvagem?"
O baterista João Barone conta ao iG que a banda decidiu fazer os shows especiais após um convite do Sesc. "Topamos pelo desafio", conta. O período de ensaios foi um novo aprendizado para a banda. Além de relembrar músicas que não tocavam há muito tempo, eles tiveram que reaprender as versões originais do disco de alguns clássicos. "'Alagados' e 'Você', as mais conhecidas, mudaram muito o arranjo ao vivo ao longo dos anos", diz Bi. "Foi divertido revisitar o repertório antigo."

Siga o iG Cultura no Twitter

Para ajudar na tarefa de tocar o álbum na íntegra, a banda convidou o produtor de "Selvagem?", Liminha, para tocar guitarra no show e reproduzir as texturas da gravação. Segundo o baterista, não há surpresas no repertório, que não conta com músicas de outros álbuns. É, também, uma oportunidade única, já que o grupo não pretende tocar outros discos na íntegra.

O disco também se notabilizou pela parceria do Paralamas com Gilberto Gil, que cantou em "Alagados" e escreveu a letra de "A Novidade", outro dos hits do disco. Barone relembra a experiência do trabalho em conjunto. "Muitas vezes se deparar com um ídolo pode ser decepcionante, mas nao foi o caso com Gil, uma espécie de Gandhi e Mestre Yoda juntos", brinca.

Ouça a música "Alagados"

"Selvagem?" foi um marco por ser um dos primeiros discos da primeira geração comercialmente bem-sucedida do rock nacional a dialogar com ritmos nacionais. Seus ecos podem ser ouvidos em movimentos como o manguebeat e bandas atuais, como o Do Amor, que fazem música com um acento paraense, por exemplo.

Barone não esconde o orgulho: "É um disco que ninguém poderia ter feito, além dos Paralamas". Mesmo assim, é cauteloso ao reconhecer a influência do disco no cenário atual. E define com simplicidade o legado do álbum: "Como uma piada interna de uma banda de moleques virou um disco que marcou uma época".

Paralamas do Sucesso toca "Selvagem?"
Sesc Belenzinho (r. Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo)
Dias 29 e 30 de junho, 1 e 2 de julho
Ingressos esgotados

    Leia tudo sobre: Paralamas do SucessoGilberto Gilmúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG