Para historiadora, Elis Regina representa uma síntese da MPB

Cantora 'vivenciou todas as etapas do processo de legitimação da música brasileira', segundo tese de Rafaela Lunardi

Valor Online |

AE
Elis Regina em 1981
Era comum encontrar pelos muros de cidades brasileiras a pichação "Elis Vive". A morte da cantora, então no auge, aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982 , fora tão inesperada, que deixou fãs inconformados.

Trinta anos depois, Elis vive como referência incontornável para quem faz, pensa ou ouve música brasileira. Na celebração da data, CDs com shows na íntegra, a nova edição de uma biografia e um estudo lançam novas luzes sobre a cantora.

Ouça músicas de Elis Regina

A música de Elis é, antes de mais nada, um dos principais símbolos da chamada MPB (Música Popular Brasileira). Ainda que rejeitada por muitos artistas, a sigla MPB representa inegavelmente um gênero estabelecido, quase um sinônimo para a "música de qualidade feita no país".

Segundo a historiadora Rafaela Lunardi, a cantora foi fundamental para o estabelecimento do gênero - a tese foi defendida na dissertação de mestrado "Em Busca do 'Falso Brilhante': Performance e Projeto Autoral na Trajetória de Elis Regina (Brasil, 1965-1976)", na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

"Na década de 1960, Elis foi uma espécie de porta-estandarte na defesa da música popular brasileira, contribuindo para a formação do rótulo MPB, de características comerciais e ideológicas a um só tempo, pois, do ponto de vista estritamente musicológico, não era possível enquadrar o samba, a bossa nova, o baião, a marcha e, na década de 1970, o pop, o rock e o soul", afirma Rafaela.

"Elis foi uma artista que vivenciou todas as etapas do processo de legitimação da MPB nas décadas de 1960 e 1970, passando por todas as fases e dialogando com as diversas demandas do mercado de música no Brasil."

O Fino da Bossa

Nascida em Porto Alegre (RS), Elis começou a carreira na rádio, ainda criança, e transitou por diversos gêneros. Ao lançar o primeiro disco, "Viva a Brotolândia" (1961), era vista como um novo nome do nascente rock, ao estilo de Celly Campelo. Mas o grande público só tomou conhecimento da cantora quando ela participou dos populares festivais de música daquela década, o que lhe rendeu o convite para apresentar, ao lado de Jair Rodrigues, o programa "O Fino da Bossa", em 1965, na TV Record.

Divulgação
Capa da biografia de Elis Regina
Elis, antes de mais nada, conquistou o público por questões artísticas. Aliada à voz potente estava sua capacidade de revelar então novos compositores, como Ivan Lins, Belchior e Milton Nascimento. Mas a figura pública de Elis também fascinava.

Elis e a ditadura

Seu apelido, Pimentinha, indicava tanto uma performance explosiva no palco quanto um temperamento forte. Participou, por exemplo, da (hoje surreal) passeata contra a guitarra elétrica, ao lado de Gilberto Gil, em 1967, em plena ditadura militar.

Sua posição em relação ao regime também foi alvo de muitas especulações no período. Por ter cantado na Olimpíada do Exército, em 1972, sofreu perseguição por parte do semanário "O Pasquim", de Henfil. Mas Elis não era colaboradora, como mostrou tempos depois, ao fazer shows de arrecadação de dinheiro para o fundo de greve do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Em sua voz, "O Bêbado e o Equilibrista" foi uma espécie de hino da abertura política. Nesse ponto, a historiadora Rafaela Lunardi e a autora da biografia "Furacão Elis", Regina Echeverria, divergem. "A Elis relembrada hoje é a Elis do final de sua vida e carreira, uma artista ligada às questões sociopolíticas de seu tempo, a Elis que atuou artisticamente na oposição ao regime militar", afirma Rafaela.

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Já Regina tem outra visão: "Ela não foi um símbolo político da época. Tinha o Chico Buarque, o Caetano Veloso, que eram mais engajados. Ela era uma intérprete. A sorte é que ela gravou o hino da anistia, em 1979. O papel dela foi cantar os novos compositores, e não cavar trincheiras".

A "moderna MPB"

Rafaela lembra que a cantora "não possuía uma formação política e/ou universitária que pudesse compará-la intelectualmente a Nara Leão, Chico Buarque ou Edu Lobo, jovens artistas típicos do altamente elitista meio universitário brasileiro da época". No entanto, essa formação não teria impedido que Elis fosse engajada politicamente.

Para a historiadora, a cantora ajudou a "formatar a ideia de 'moderna MPB', interpretando 'canções de protesto' e atuando na luta em defesa da música nacional".

"Tal resistência apareceu em sua arte ao defender a música popular brasileira contra a invasão estrangeira, numa estratégia nacionalista de luta contra o 'imperialismo', liderada pelas esquerdas, sobretudo na década de 1960, e nos setores mais estritamente políticos a partir de 'Falso Brilhante', em 1976, quando, segundo seus próprios depoimentos, tornou-se uma artista engajada."

Para Regina Echeverria, Elis poderia ter extrapolado as fronteiras brasileiras, caso cantasse em inglês. "Mas ela dizia que seu lugar era aqui", conta a escritora, que lança uma terceira edição, revisada e com novas entrevistas, de "Furacão Elis" (a primeira foi em 1985; a segunda, em 2007).

Se Elis não buscou uma carreira no exterior, dentro do Brasil a cantora nunca foi tímida ao buscar o público. Muitos críticos na época acusavam a cantora de ser excessivamente comercial, pela sua resposta positiva às demandas do mercado fonográfico.

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As posturas da cantora eram reflexo direto da espontaneidade e honestidade, acredita Regina. Muitas vezes foi incompreendida. "Ela tinha fama de Pimentinha, de brigar muito, mas ela falava: "Peraí, você acha que tenho sangue de barata? Pisa no meu pé e não vou reagir? Não é normal?". Ela assumia o que falava. No Brasil é difícil as pessoas assumirem o que pensam", diz a escritora e jornalista.

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