"One", do U2, completa 20 anos

Canção do álbum "Achtung Baby" nunca chegou ao número um da paradas e teve clipe com os integrantes travestidos

EFE |

O U2 comemora nesta terça-feira (6) 20 anos de lançamento do single "One", uma música "incrivelmente emotiva" que vai "direto ao coração", como a definiu o guitarrista The Edge, criador desta que é uma das melodias mais admiradas pelos fãs da banda.

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"One" foi o terceiro single do álbum "Achtung Baby" (1991), trabalho produzido em Berlim por Daniel Lanois e Brian Eno, e com o qual o U2 estabeleceu o objetivo de "tentar de novo", após os monumentais "The Joshua Tree" (1987) e "Rattle and Hum" (1988).

No entanto, a música nunca chegou ao número um das paradas, após ser lançada em 6 de março de 1992. Essa situação "decepcionou um pouco" a banda, como disse o vocalista Bono no livro "U2 por U2". Também causou surpresa que, embora fale da dor que causa a separação de duas pessoas, o hit seja visto por milhões de fãs como um hino ao amor.

"Nunca entendi por que as pessoas querem colocá-la em seu casamento. Conheci muitas pessoas que fizeram isso. E sempre pergunto a elas: você está louco? Essa música fala de separação!".

Ouça músicas do U2 no Vagalume

Porém, esse single parece ter gerado outras más interpretações. Depois que Bono (Paul Hewson), The Edge (David Evans), Larry Mullen e Adam Clayton anunciaram que os lucros de "One" iriam para a luta contra a Aids, o fotógrafo Anton Corbijn apresentou à banda sua ideia para o videoclipe promocional.

No vídeo, que contou ainda com a participação do pai de Bono, o quarteto posou travestido em um cenário decadente, refletindo também uma época marcada pela recente queda do muro de Berlim.

O U2 teve receio, no entanto, de que certos setores interpretassem que estavam relacionando a Aids exclusivamente com a sexualidade, e decidiram vetar o vídeo e contratar Mark Pellington para gravar uma versão mais sóbria e conceitual, que foi bem recebida, por exemplo, pela MTV.

No entanto, era uma ideia muito repetitiva, e o U2 pensou que a música ficaria mais tempo nas listas de sucessos com uma versão mais convencional. A banda contratou então Phil Joanou, com quem já havia trabalhado no álbum "Rattle and Hum", e gravou o terceiro clipe.

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