Número de mortos sobe para cinco na Bélgica; festival é cancelado

Premiê belga visitou região, no leste do país; 73 pessoas ficaram feridas na tempestade

iG São Paulo com agências |

Subiu para cinco o número de mortos por causa da tempestade que derrubou palcos, telões e tendas no Pukkelpop, um dos principais festivais de música pop na Bélgica e um dos maiores da Europa.

Outros oito espectadores ficaram gravemente feridos, e Hilde Claes, prefeita da cidade de Hasselt, no leste do país, disse à TV belga que 65 pessoas tiveram ferimentos leves no incidente, ocorrido no início da noite de quinta-feira .

O festival, cujos ingressos estavam esgotados, recebia entre 60 e 65 mil pessoas, a maioria jovens. Muitas delas se protegiam sob grandes tendas, que foram arrancadas pelo vento, assim como diversas árvores. Tudo não durou mais do que 15 minutos.

Siga o iG Cultura no Twitter

"A tempestade começou de modo incrivelmente repentino", disse Claes, que estava no local. "Foi um verdadeiro turbilhão. Nunca vi nada assim em Hasselt." O primeiro-ministro belga, Yves Leterme, visitou o local da tragédia durante a madrugada e consolou os familiares das vítimas.

O festival Pukkelpop deveria durar três dias, com atrações como Eminem, Foo Fighters e The Offspring. Vários artistas usaram o Twitter para falar do incidente. Nesta sexta-feira, os organizadores decidiram cancelar o restante dos shows.

A banda brasileira Cidadão Instigado estava escalada para se apresentar no festival. Segundo a empresária do grupo, Lívia Salles, os músicos estão bem. "Já consegui falar com eles. Disseram que estão todos bem. Mas que o festival está um caos, com helicópteros, ambulâncias. Por enquanto o show está suspenso", afirmou ao iG .

No último sábado, um acidente semelhante aconteceu durante uma feira em Indianápolis, nos Estados Unidos . Na ocasião, um palco desabou por causa de fortes ventos e deixou cinco mortos.

* com Reuters e AFP

    Leia tudo sobre: pukkelpopbélgicatempestademortefestival

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG