Novo disco de Björk é para ser ouvido em iPad e iPhone

"Biophilia", que chega às lojas nesta terça, traz uma série de aplicativos que permitem que o ouvinte interaja com as músicas

iG São Paulo |

Divulgação
Björk
O novo disco de Björk, "Biophilia", não pode ser reduzido a simplesmente um disco. A versão que chega às lojas nesta terça, na versão CD, até é um álbum convencional: traz apenas músicas, nada mais. Mas o novo trabalho da islandesa também funciona como aplicativo para iPad e iPhone, que permite que o ouvinte interaja com cada uma das dez canções do disco.

nullEm entrevista à National Public Radio, Björk disse que a interatividade não é "apenas um acessório". "Ela é a música", afirmou.

Cada faixa tem o seu respectivo aplicativo. Permite, por exemplo, que o ouvinte "toque" o baixo na música "Thunderbolt" ou, através de um jogo, faça um remix de "Crystalline". Veja ao lado uma prévia desses e de outros aplicativos.

A versão convencional do disco, em CD, obviamente, não permite nada disso. Mas isso não torna o trabalho menos experimental, já que as músicas lembram bastante alguns dos trabalhos mais "difíceis" da cantora, como "Homogenic" (1997) e "Vespertine" (2001).

Mas "Biophilia" torna-se mais rico com a ajuda dos aplicativos. Apesar de o aplicativo principal do álbum ser gratuito, cada faixa pode ser comprada separadamente. O álbum só funciona em iPad e iPhone - a plataforma Android, por enquanto, não está nos planos de Björk.

nullOs aplicativos foram desenvolvidos em parceria com o artista multimídia Scott Snibble, que também produziu imagens para os shows de promoção do disco.

Como "Biophilia" é diferente de tudo o que a cantora já fez, sua turnê também será incomum. Em vez de fazer um ou dois shows em várias cidades, Björk pretende se apresentar por pelo menos duas semanas num só local.

Siga o iG Cultura no Twitter

O objetivo é fazer uma espécie de temporada em cada cidade. Foi assim nas primeiras apresentações da turnê em Manchester, na Inglaterra, em julho.

A próxima temporada será em Reykjavik, na Islândia, com nove shows entre 12 de outubro e 3 de novembro.

    Leia tudo sobre: BjorkiPadsiPhones

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG