Norueguês vence maior festival da Europa

Programa mais assistido no continente Europeu deu vitória inconteste a jovem de 23 anos

Redação com EFE |

O cantor norueguês de origem bielo-russa Alexander Rybak, de 23 anos, ganhou ontem o 54º Festival Eurovision com a música "Fairytale", na final realizada no pavilhão Olimpiyskiy de Moscou.

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, a islandesa Yohanna, com "Is it true?", e os representantes do Azerbaijão, Aysel & Arash, com "Always".

"Vocês são o melhor público do mundo", agradeceu Rybak antes de cantar pela segunda vez, já como ganhador do Eurovision 2009, a música que lhe deu a vitória.

Realizado há mais de 50 anos, o Eurovision é o programa mais assistido anualmente no continente Europeu e tem representantes de 42 países. O evento é tão prestigiado que neste ano, pela primeira vez, astronautas da Estação Espacial Internacional deram a largada para a votação do público, através de um vídeo gravado em gravidade zero.

O representante da Noruega obteve um total de 387 votos, quase o dobro da segunda colocada, Yohanna, com 218 e que tirou do pódio favoritas como Jade Ewen (Reino Unido) e Hadise (Turquia). A eleição é feita por uma combinação de votos do júri e do público, por telefone. Esta é a terceira ocasião em que a Noruega ganha o festival.

    Leia tudo sobre: eurovisiontelevisão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG