BR Dig!!! Lazarus, Dig!!! - Música - iG" /

Nick Cave and the Bad Seeds BR Dig!!! Lazarus, Dig!!!

Diego Fernandes |

Por Diego Fernandes

Então seria esse o 'retorno triunfal' de Nicholas Edward Cave? Gravado em cinco dias e masterizado em outros cinco, Dig!!! Lazarus Dig!!! é cru e imediato como há muito o cantor e seus Bad Seeds não soavam. Um retorno... a seu passado barulhento, talvez?

Nick já declarou em ocasião sua abordagem para com o pretérito: "Não me alimento do que já passou, e na verdade não tenho muito interesse pelo que já fiz". Em sua defesa, a progressão da sonoridade agressiva que ostentava nos anos 80 e boa parte dos 90 para o tom contemplativo de discos como No More Shall We Part (2002), foi natural, e certamente bem-vinda.

Certo, talvez Cave não olhe para seu próprio passado, mas o do rock'n'roll como um todo parece terreno fértil para pilhagem: a faixa-título, primeiro single extraído do álbum, é nada mais do que uma versão recauchutada de "Louie Louie", de Richard Berry, imortalizada pelos Kingsmen.

O truque do cantor australiano é reconfigurar em sua letra o Lázaro bíblico como um beatnik drogado caindo em desgraça em Nova York. E é um belo truque, diga-se. Como a abertura atesta, os Bad Seeds aqui atuam de modo mais hiperativo e rock do que de costume: percussão, teclados e ruídos discordantes são mixados de modo proeminente, em muitos momentos remetendo ao projeto Grinderman, que lançou seu primeiro disco ano passado e é formado por Nick e três outros membros do Seeds, entre eles o violinista Warren Ellis.

Toda obra de Cave versa sobre amor, sangue e Deus, ou, numa variante sutil, sobre pessoas que encontram fins brutais em sua busca pela paixão e pelo divino. Dig!!!... não é um retorno ou uma nova direção, mais uma convergência por vezes esquizofrênica das diversas sonoridades exploradas por cantor e banda no decorrer de treze álbuns. Dig!!! é o tipo de trabalho que, apesar de estar longe de ser um erro, preenche o vão entre as obras-primas de um mestre.

    Leia tudo sobre: nick cave

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG