Nelson Freire anuncia cancelamento de concertos com a OSB

Segundo comunicado oficial, decisão do pianista é protesto contra demissão em massa na orquestra

iG São Paulo com Agência Brasil |

Divulgação
Nelson Freire
O pianista Nelson Freire anunciou nesta segunda-feira o cancelamento dos concertos que faria com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O motivo, segundo comunicado divulgado por representantes do músico, é "demissão em massa dos músicos" do grupo. Procurada pela reportagem do iG, a assessoria da OSB afirmou que a orquestra está em negociações com Freire para reverter a decisão e que não considera que o assunto esteja encerrado.

No final de semana, a pianista Cristina Ortiz já havia cancelado a apresentação que aconteceria no final deste mês no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Os concertos com Nelson Freire estavam marcados para agosto, também no Municipal do Rio.

"Tendo companhado as noticias através de todos os jornais, o pianista Nelson Freire decidiu cancelar os compromissos com a OSB em 2011, chocado com a demissão em massa dos músicos", diz o comunicado enviado por representantes do pianista.

No início do ano, o diretor artístico e regente titular da OSB, Roberto Minczuk, decidiu submeter os 82 integrantes do grupo a testes de avaliação de desempenho. Metade deles não acatou a decisão e não compareceram às avaliações. Na semana passada, começaram a receber comunicados de demissão por justa causa.

Em comunicado oficial divulgado na última terça-feira (29), a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira considerou encerradas as negociações com os 41 músicos da instituição que se recusaram a participar das avaliações internas de desempenho.

De acordo com o comunicado, a posição foi tomada diante da decisão dos músicos, informada no dia 28 por meio do sindicato, de não aceitarem a proposta da fundação de reabrir o Programa de Demissão Voluntária (PDV) oferecido a eles em duas reuniões, nos dias 17 e 23 de março.

Freire está em Paris, na França, onde fará dois concertos nos dias 08 e 11. Considerado o maior pianista brasileiro. Em 2003, sua vida foi tema de um documentário dirigido por João Moreira Salles.

    Leia tudo sobre: Nelson FreireOSBRoberto Minczuk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG