Natura Musical divulga primeiros selecionados em Edital 2010

Quatro projetos da área vão receber um total de R$ 1 milhão

iG São Paulo |

Marco Tomazzoni
Karina Buhr vai gravar segundo CD com dinheiro do Edital
A Natura divulgou nesta terça-feira, 14, os selecionados na categoria Fomento à Música do Edital Nacional 2010 do Natura Musical. Foram contemplados o projeto da cantora Karina Buhr, que irá gravar seu segundo CD, a Orkestra Rumpilezz, que fará uma turnê para divulgar seu primeiro disco, o filme "Dominguinhos Volta e Meia" em homenagem aos 70 anos do músico, e o Acervo Digital Chiquinha Gonzaga.

No total, a Natura oferece R$ 1 milhão para a viabilização dos quatro projetos. O Edital teve mais de 860 projetos inscritos nas suas duas categorias (Fomento à Música e Turnê Nacional), um aumento de 18% em comparação a 2009. Os selecionados na categoria Turnê Nacional serão revelados em 2011.

Além de registrar seu segundo álbum, com o dinheiro do edital Karina Buhr também fará os shows de lançamento em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife com ingressos populares. A cantora lançou sua estreia "Eu Menti Pra Você", em 2010. A Orkestra Rumpilezz, criada pelo maestro Letieres Leite, vai divulgar seu primeiro CD, homônimo, lançado em 2009, com shows em Manaus, Recife, Curitiba e Belo Horizonte, também a preços populares.

Já "Dominguinhos Volta e Meia", idealizado pela cantora Mariana Aydar, engloba um documentário e uma série de programas para a internet. O filme terá visitas às cidades onde Dominguinhos morou - e sua influência no trabalho artístico - e encontros de músicos importantes para sua formação. Em 2011, Dominguinhos completa 70 anos de vida.

O projeto do Acervo Digital Chiquinha Gonzaga quer aumentar o acesso às composições de uma das mais importantes compositoras do Brasil. Atualmente, apenas 5% de sua obra está disponível. Com o projeto, pela primeira vez as composições para piano solo e piano e canto serão restauradas. Pelo menos 283 ficarão disponíveis de graça no site a ser criado. Além das partituras, haverá uma versão com cifras. A revisão será comentada pela biógrafa Edinha Diniz.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG