Michael Jackson é processado por camaronês

Sample de Wanna Be Startin Something em hit de Rihanna é o motivo da disputa

AFP |

Um juiz de Paris desconsiderou o último processo do músico camaronês Manu Dibango contra os cantores Michael Jackson e Rihanna, por terem usado sem sua autorização o tema de uma de suas músicas, mas a ação continuará até que haja uma sentença definitiva.

Em 1972, o saxofonista Manu Dibango compôs "Soul Makossa". Nos anos 80, Michael Jackson incluiu em seu álbum Thriller a música "Wanna Be Startin' Something" com um fragmento de "Soul Makossa".

Quando Dibango, de 75 anos, se deu conta, processou Michael Jackson, uma ação que ficou paralisada temporariamente com um acordo financeiro.

O caso deveria ter terminado aí, mas ressurgiu quando Michael Jackson autorizou, em 2007, a cantora Rihanna, de Barbados, a utilizar um trecho do hit de Thriller , que contém o trecho de "Soul Makossa", na faixa "Please Don't Stop the Music".

Ao sentir-se prejudicado, Manu Dibango abriu novo processo contra as gravadoras Sony BMG, EMI, Warner e Universal Music, para que os ganhos obtidos com a música na França fossem bloqueados à espera de uma decisão do caso. Dibango pedia meio milhão de euros por perdas e danos.

Em uma decisão divulgada terça-feira, um juiz de Nanterre (na periferia parisiense) afirmou que a ação de Manu Dibango não era admissível, lembrando que há um ano seu advogado ordenou à Universal Music que o nome de Manu Dibango fosse mencionado na reimpressão das capas dos discos de Rihanna na França.

A justiça considerou então que isso significaba que o artista havia renunciado à seu direito moral neste caso. Os advogados do saxofonista, no entanto, darão continuidade ao pleito até que haja uma sentença definitiva do caso.

Manu Dibango, que além de saxofonista é pianista, cantor, compositor e maestro, vive há várias décadas na França e é o músico camaronês mais conhecido no mundo.

Foi graças a um ritmo de sua região natal, chamada Makossa, que Dibango obteve seu primeiro grande sucesso internacional, precisamente com "Soul Makossa", que em 1972 deu volta ao mundo e marcou o início da chamada "world music".

    Leia tudo sobre: michael jacksonrihanna

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG