BR Oracular Spectacular - Música - iG" /

MGMT BR Oracular Spectacular

Katia Abreu |

Por Katia Abreu

De todas as bandas colocadas sob o nati-morto rótulo new rave talvez a que mais faça jus ao termo, em sua essência, seja o MGMT. Klaxons (cunhadores brincalhões do termo), CSS, Simian Mobile Disco ou Hot Chip têm muito mais a ver com a estética new wave do que com a cultura raver ¿ e, de repente, por serem bandas mais indoors, seriam melhor classificadas como new clubber. Já o MGMT soa mais expansivo, mais propício para se ouvir ao ar livre do que no circuito de clubes, e mais sintonizados com a filosofia neo-hippie dos ravers.

Em seu disco de estréia, Oracular Spetacular , Andrew VanWyngarde e Ben Goldwasser ao mesmo tempo em que podem ser enfileirados na tão incensada cena new rave, se mostram representantes legítimos da linhagem pop psicodélica norte-americana, aquela mesma da galera da gravadora Elephant Six e do Flaming Lips (não à toa, emprestam deles o produtor Davi Friddma). Suas canções têm frescor e ousadia; e uma fina ironia se mistura a um idealismo bruto.

São músicas para nossos filhos entenderem a transição de pensamento e de realidade que estamos vivendo. Você não sabe sobre a mudança da temperatura em sombras geladas? Você está enlouquecendo com isso ou esperando que uma força desconhecida resolva as coisas para você?, cantam em Of Moons, Birds & Monsters. E em Future Refletions, que encerra o álbum, sintetizam seu sentimento otimista: Enquanto você sentir / Eu vou acreditar / Meu coração é uma estrela-dalva / O mar se encrespa e a morte chama / Rompe a superfície, mas não quebra minha espinha.

A festa na floresta encantada do pop, tão bem representada no clipe de Eletric Feel, é a imagem que melhor representa o som desses jovens e talentosos rapazes. O MGMT sabe que o sonho acabou. E não se importa com isso. É uma banda a ser acompanhada de perto, nos próximos anos. São das mais interessantes vozes desta geração. Sabem bem da falência do mundo como o conhecíamos, já estão preparados para superar o apocalipse e trabalhar na construção da nova era.

    Leia tudo sobre: mgmt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG