Menos distorção, mesmas melodias: Teenage Fanclub volta ao Brasil

"Na música, não podemos esconder quem realmente somos", diz guitarrista ao iG

Tiago Agostini, iG São Paulo |

Divulgação
A banda escocesa Teenage Fanclub: turnê do décimo álbum chega ao Brasil
"Não podemos fingir que somos os mesmos garotos de 20 anos atrás." Do outro lado da linha, Raymond McGinley, guitarrista do Teenage Fanclub, reflete sobre o último álbum da banda, "Shadows", lançado no ano passado. "Ele é um pouco sobre envelhecer", diz em entrevista por telefone ao iG . "Na música, não podemos esconder quem realmente somos", completa. É esta banda madura que volta ao Brasil na próxima semana para dois shows, um em São Paulo, na The Week (11) e outro no Rio de Janeiro, no Circo Voador (12).

De fato, a banda escocesa que chega ao país é relativamente diferente daquela que conquistou Kurt Cobain no início dos anos 90. Além dos cabelos curtos, o barulho das guitarras foi se perdendo ao longo dos dez discos da carreira. "Ficamos mais confiantes em relação a nossas vozes", comenta McGinley. "Antes pensávamos primeiro na guitarra. De qualquer forma, sempre gostamos mesmo é de canções."

Getty Images
Raymond McGinley em dezembro, ao vivo na Inglaterra: shows vão fazer "balanço" da carreira
Se a distorção ficou pelo caminho, as doces melodias pop à Byrds e Beatles permanecem no DNA da banda, como pode ser conferido nas ótimas "Baby Lee" e "When I Still Have Thee", do último álbum.

As canções de "Shadows" estarão presentes nos shows do Brasil. Nos shows da turnê de divulgação no ano passado a banda chegava a tocar seis ou sete músicas do álbum por noite. Longe de viver apenas de nostalgia, McGinley afirma que a banda tentará fazer um balanço de sua carreira. "Acho que fizemos álbuns significativos. É estimulante saber que influenciamos a vida das pessoas com músicas que nós gostamos", reflete o guitarrista.

Esta será a segunda vinda da banda ao Brasil. Em 2004, o Teenage Fanclub fez uma pequena turnê com cinco shows que passaram por Recife, três noites lotadas em São Paulo e uma apresentação ao lado dos Pixies ("foi bom revê-los") em Curitiba. Na memória, apenas coisas boas sobre o país. "Não sabíamos o que esperar quando viemos a primeira vez", comenta McGinley. "Lembro de passarmos bons momentos, as pessoas jogando futebol e vôlei na praia. Fizemos o básico, como quando as pessoas vêm à Escócia e bebem uísque", brinca.

O Teenage Fanclub toca na quarta-feira, 11, em São Paulo, na The Week, e na quinta, 12, no Rio de Janeiro, no Circo Voador, como uma das atrações do 5º Whisky Festival. Os ingressos para o show de São Paulo se esgotaram em menos de um dia. Um novo lote será colocado à venda nesta sexta-feira no site Ingresso Rápido , a partir das 18h. Ainda há entradas para o show do Rio, à venda no Ingresso.com . O preço é de R$ 50 para os dois shows.

    Leia tudo sobre: teenage fanclubRaymond McGinleymúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG