O Prêmio Shell de Música divulgou nesta terça-feira a escolha de Maria Bethânia como a vencedora de 2008. É a primeira vez que uma intérprete conquista a distinção, já que até o ano passado o prêmio só era entregue a compositores.

A cantora foi escolhida pelo júri formado pelos jornalistas Luiz Fernando Viana (Folha de S. Paulo) e Arthur Dapieve (O Globo), o radialista e professor da UFRJ Fernando Mansur, o produtor cultural Bruno Levinson, além dos produtores musicais Moogie Canazio e Zuza Homem de Mello.

De acordo com Zuza, Bethânia foi eleita porque representa muito bem a presença das mulheres na MPB. "No momento em que o prêmio abre as portas para os intérpretes, parece justo premiar a representante que tem o trabalho autoral mais consistente da música brasileira", defende.

A baiana é a primeira mulher a ganhar o prêmio desde 2002, quando Dona Ivone Lara foi escolhida. No ano passado, o vencedor foi Tom Zé. A entrega do troféu será realizada durante um show no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada.

Leia mais sobre Prêmio Shell  e Maria Bethânia .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.