Marcelo Jeneci faz clipe e documentário no interior de Pernambuco

Cantor foi até Sairé, município natal do pai, para produzir um curta e o vídeo da música "Felicidade"; leia entrevista ao iG

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Uma das primeiras ideias de Marcelo Jeneci para o seu primeiro clipe, "Felicidade", era mostrar um homem (possivelmente, o ator Selton Mello) despencando de um prédio em câmera lenta. Durante a queda, ele olharia pelas janelas do edifício e essas cenas comporiam a história. Algo caro e demorado de tirar do papel - e que também aproximaria o vídeo do universo da ficção e da fantasia.

"Só que tínhamos que atender a prazos e orçamentos", explica Jeneci. E, por isso, "Felicidade" foi por um caminho bem diferente: foi gravado em Sairé ("a terra da laranja e do buscapé"), cidade no interior de Pernambuco onde o cantor passava as férias na infância e adolescência, junto com os avós paternos. Em vez de uma fantasia mirabolante, algo real e, nas palavras de Jeneci, "sem nenhuma encenação".

Veja letras e ouça músicas de Marcelo Jeneci

Os protagonistas são os próprios familiares de Jeneci, como o tio-bisavô Carlos e o padrinho Ermírio. "Passamos cinco dias em Sairé. Nos três primeiros, eu e o Lucas (Cirillo, diretor do vídeo) fizemos entrevistas com as pessoas que estariam no clipe. Chegamos sem nada muito elaborado. A ideia era ir registrando o que acontecesse", conta. "O roteiro foi montado nesses três dias, antes do restante da equipe chegar."

Nos dois últimos dias, aconteceu a filmagem propriamente dita. "Aí aconteceu algo muito providencial: num dia choveu muito e no outro fez muito sol", afirma. E isso, segundo Jeneci, "fez um paralelo com a letra".

As imagens realmente são uma boa tradução para o refrão, que diz: "Chorar, sorrir também e depois dançar / Na chuva quando a chuva vem / Melhor viver, meu bem / Pois há um lugar em que o sol brilha pra você."

A moça que divide os vocais com Jeneci é Laura Lavieri, que também canta em boa parte do disco "Feito para Acabar". O álbum valeu a Jeneci presença em boa parte das listas de melhores lançamentos de 2010.

E, segundo ele, está vendendo cada vez mais. "'Felicidade' também está tocando bem nas rádios", diz, orgulhoso. E deve tocar ainda mais: além de ganhar clipe, a música pode entrar na trilha da próxima novela das sete da Globo.

Leia entrevista de Marcelo Jeneci ao iG à época do lançamento do disco

Os cinco dias em Sairé não vão render apenas um clipe. Até o final de outubro, um documentário de 15 minutos também deve ficar pronto. "Quero lançar um CD com uma música inédita, algo que não entrou no meu disco. Tanto o doc. quanto o clipe podem ser extras desse CD", adianta Jeneci. Nesse documentário, ainda sem nome, os moradores de Sairé comentam o que é a felicidade para eles.

Segundo Jeneci, clipe e filme são um presente para a cidade. "Dos sete aos 14 anos, eu esperava o ano inteiro para passar as férias em Sairé com meus avós", conta. "Aí fui criando uma relação afetiva com a cidade, e com o sotaque pernambucano também. Lembro que lá eu dizia que quando crescesse eu iria casar com uma pernambucana. E isso realmente aconteceu, minha esposa é de Pernambuco."

Antes de lançar "Feito pra Acabar", ele passou um tempo na cidade. "Foram dez dias pensando, sofrendo, tentando elaborar as ideias. Saí de lá direto para o estúdio e gravei o disco em uma semana", lembra. Para fechar o ciclo, ele pretende mostrar o clipe pronto na cidade. "É o mínimo que a gente pode fazer. Temos que oferecer de volta e ver se eles gostam, se está tudo bem para eles", diz.

Assista abaixo ao clipe de "Felicidade".

null

    Leia tudo sobre: Marcelo Jenecimúsica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG